Você está aqui: Página Inicial > Campus > Marechal Deodoro > Notícias > Campus Marechal abre seleção de programas de assistência estudantil para 2024

Campus Marechal abre seleção de programas de assistência estudantil para 2024

ENSINO MÉDIO E SUPERIOR

Inscrições estão abertas até o dia 29 de fevereiro pela internet
por Acássia Deliê publicado: 18/02/2024 14h58, última modificação: 18/02/2024 15h06

O Instituto Federal de Alagoas – Campus Marechal Deodoro está com inscrições abertas na seleção de programas de assistência estudantil para o ano letivo de 2024, voltados a estudantes dos cursos técnicos integrados e dos cursos superiores, prioritariamente com renda per capita de até um salário mínimo e meio. As bolsas de auxílio mensal variam de R$ 100 a R$ 350.

O Departamento de Apoio Acadêmico (DAA) publicou três editais:

1) [02/2024/DAA - IFALMD] O primeiro é para os cursos técnicos integrados em Meio Ambiente, Guia de Turismo, Instrumentos Musicais e Desenvolvimento de Sistemas, nos programas Auxílio Permanência (Paup) e Incentivo às Práticas Artísticas e Desportivas (Pipad);

2) [03/2024/DAA - IFALMD] O segundo é para os cursos superiores em Gestão Ambiental e Letras, nos programas Auxílio Permanência (Paup) e Incentivo às Práticas Artísticas e Desportivas (Pipad);

2) [04/2024/DAA - IFALMD] O terceiro é para os cursos técnicos integrados em Cozinha e Hospedagem, na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), no programa Auxílio EJA (Paeja).

- As inscrições devem ser feitas pela internet, DE 15 DE FEVEREIRO A 29 DE FEVEREIRO, preenchendo o Questionário Socioeconômico e anexando os documentos exigidos em cada edital.

A lista com a documentação exigida encontra-se disponível em cada edital. Somente serão aceitos documentos nos formatos PDF ou IMAGEM. É necessário que todos documentos estejam legíveis.

O processo de seleção terá como critério a análise da situação socioeconômica dos candidatos, efetuada pelo Serviço Social do Campus Marechal Deodoro, a partir das informações prestadas e documentos enviados no Questionário de Avaliação Socioeconômica.

O número de vagas será divulgado após avaliação do Serviço Social, junto com o resultado final.

Todas as informações sobre o processo de seleção devem ser previamente conferidas no edital.

Clique aqui para ler o edital dos cursos técnicos diurnos

- Clique aqui para ler o edital dos cursos técnicos noturnos

Clique aqui para ler o edital dos cursos superiores

Qualquer dúvida, procure o DAA ou o setor de Serviço Social do Campus Marechal Deodoro.

LINKS PARA INSCRIÇÃO

Inscrição dos cursos técnicos diurnos

Inscrição dos cursos técnicos noturnos (EJA)

Inscrição dos cursos superiores

Para que servem os programas?

Os programas de assistência estudantil do Ifal buscam garantir o acesso, a permanência e a conclusão de curso dos estudantes, na perspectiva da inclusão social, da formação ampliada, da produção de conhecimento, da melhoria do desempenho acadêmico e da qualidade de vida, buscando a prevenção das situações de retenção e evasão. Os programas também visam reduzir os efeitos das desigualdades socioeconômicas e culturais através da promoção e ampliação da formação integral dos estudantes, estimulando e desenvolvendo a criatividade e a reflexão crítica.