Você está aqui: Página Inicial > Campus > Marechal Deodoro > Notícias > Campus Marechal abre seleção de programas de assistência estudantil para 2023

Campus Marechal abre seleção de programas de assistência estudantil para 2023

ENSINO MÉDIO E SUPERIOR

Inscrições estão abertas até o dia 10 de março pela internet
por Acássia Deliê publicado: 14/02/2023 17h34, última modificação: 03/03/2023 14h57
Imagem: Adobe Stock

Atualizado em 03/03/23: inscrições prorrogadas

O Instituto Federal de Alagoas – Campus Marechal Deodoro está com inscrições abertas na seleção de programas de assistência estudantil 2023, para estudantes dos cursos técnicos integrados e do curso superior, prioritariamente com renda per capita de até um salário mínimo e meio. As bolsas de auxílio mensal variam de R$ 100 a R$ 350.

O Departamento de Apoio Acadêmico (DAA) publicou dois editais:

1) [02/2023/DAA - IFALMD] O primeiro é para os cursos técnicos integrados em Meio Ambiente e Guia de Turismo e o curso superior em Gestão Ambiental, nos programas Auxílio Permanência (Paup) e Incentivo às Práticas Artísticas e Desportivas (Pipad);

2) [03/2023/DAA - IFALMD] O segundo é para os cursos técnicos integrados em Cozinha e Hospedagem, na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), nos programas Auxílio EJA (Paeja) e Incentivo às Práticas Artísticas e Desportivas (Pipad);

- As inscrições devem ser feitas pela internet, DE 14 DE FEVEREIRO A 10 DE MARÇO, preenchendo o Questionário Socioeconômico e anexando os documentos exigidos em cada edital

A lista com a documentação exigida encontra-se disponível em cada edital. Somente serão aceitos documentos nos formatos PDF ou IMAGEM. É necessário que todos documentos estejam legíveis.

O processo de seleção terá como critério a análise da situação socioeconômica dos candidatos, efetuada pelo Serviço Social do Campus Marechal Deodoro, a partir das informações prestadas e documentos enviados no Questionário de Avaliação Socioeconômica.

O número de vagas será divulgado após definição do orçamento do campus para 2023, antes do resultado final.

Todas as informações sobre o processo de seleção devem ser previamente conferidas no edital.

Clique aqui para ler o edital dos cursos técnicos diurnos e superior

- Clique aqui para ler o edital dos cursos técnicos noturnos (EJA)

Qualquer dúvida, procure o DAA ou o setor de Serviço Social do Campus Marechal Deodoro.

LINKS PARA INSCRIÇÃO

- Inscrição dos cursos técnicos diurnos

- Inscrição dos cursos técnicos noturnos (EJA)

- Inscrição do curso superior em Gestão Ambiental

Para que servem os programas?

Os programas de assistência estudantil do Ifal buscam garantir o acesso, a permanência e a conclusão de curso dos estudantes, na perspectiva da inclusão social, da formação ampliada, da produção de conhecimento, da melhoria do desempenho acadêmico e da qualidade de vida, buscando a prevenção das situações de retenção e evasão. Os programas também visam reduzir os efeitos das desigualdades socioeconômicas e culturais através da promoção e ampliação da formação integral dos estudantes, estimulando e desenvolvendo a criatividade e a reflexão crítica.