Você está aqui: Página Inicial > Campus > Marechal Deodoro > Notícias > Campus Marechal abre seleção de bolsas e auxílios para estudantes do Proeja

Campus Marechal abre seleção de bolsas e auxílios para estudantes do Proeja

São 90 vagas disponíveis; veja o edital e os prazos de inscrição

por Acássia Deliê publicado: 13/07/2017 12h38, última modificação: 13/07/2017 12h44

O Instituto Federal de Alagoas – Campus Marechal Deodoro abriu inscrições para seleção de bolsas e auxílios em programas de assistência estudantil para estudantes dos cursos técnicos em Cozinha e Hospedagem, na modalidade Proeja (Educação de Jovens e Adultos). São ofertadas 90 vagas distribuídas entre os programas Bolsa Proeja e Auxílio Permanência. Os valores variam de R$ 100 a R$ 200 mensais.

Os prazos de inscrição são: de 13 a 19 de julho, para alunos novatos; e dias 20 e 21 de julho para os alunos veteranos. Todas as informações sobre o processo de seleção, inclusive os documentos exigidos, devem ser conferidos no edital. Clique aqui para ver o edital completo.

Como posso me inscrever?

Os estudantes interessados devem primeiro preencher, dentro do prazo de inscrições, a ficha de inscrição disponível no anexo do edital, no setor de Serviço Social ou na sala da coordenação dos cursos técnicos do Campus Marechal Deodoro.

A partir de 24 de julho (novatos) e 7 de agosto (veteranos), os inscritos devem apresentar a documentação exigida e comparecer às entrevistas, conforme datas combinadas no Serviço Social. O resultado preliminar será divulgado no dia 25 de agosto.

Para que servem os programas?

Os programas de assistência estudantil do Ifal buscam garantir o acesso, a permanência e a conclusão de curso dos/as estudantes, na perspectiva da inclusão social, da formação ampliada, da produção de conhecimento, da melhoria do desempenho acadêmico e da qualidade de vida, buscando a prevenção das situações de retenção e evasão. Os programas também visam reduzir os efeitos das desigualdades socioeconômicas e culturais através da promoção e ampliação da formação integral dos/as estudantes, estimulando e desenvolvendo a criatividade e a reflexão crítica.

Os valores buscam custear despesas com transporte, alimentação, moradia, creche, atendimento educacional especializado e outras necessidades socioeconômicas que possibilitem condições de permanência no Ifal.

O número de vagas para cada programa foi estabelecido com base na dotação orçamentária e financeira prevista para a Política de Assistência Estudantil do Ifal no primeiro semestre do ano letivo de 2017 e avaliação do Setor de Serviço Social do Campus Marechal Deodoro. O pagamento dos valores não será feito durante período de férias escolares ou em caso de greves do serviço público da instituição.