Você está aqui: Página Inicial > Campus > Marechal Deodoro > Notícias > Campus Marechal abre inscrições para o Sane até o dia 23 de junho; leia o edital

ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO ESCOLAR

Foram abertas 150 vagas diárias para estudantes dos cursos técnicos e do curso superior
por Acássia Deliê publicado: 05/06/2023 19h29, última modificação: 17/07/2023 16h13
Refeições são servidas no refeitório do Campus Marechal Deodoro

Atualização: cronograma retificado

Estão abertas, até o dia 23 de junho de 2023, as inscrições para cadastro no Programa de Alimentação e Nutrição Escolar (Panes) do Instituto Federal de Alagoas - Campus Marechal Deodoro. A seleção no Panes permite o acesso gratuito de estudantes às refeições no Refeitório Escolar, por meio do Sane (Serviço de Alimentação e Nutrição Escolar).

- Clique aqui para ler o edital de seleção

Neste ano, a seleção é para 100 vagas diárias para almoço e 50 vagas diárias para jantar. Podem se inscrever estudantes de todos os cursos técnicos, diurnos e noturnos, como também do curso superior em Gestão Ambiental.

Para se inscrever, é obrigatório o preenchimento online do QISPANES (Questionário de Inscrição e Seleção para o Panes), até o dia 23 de junho, anexando todos os documentos exigidos. Estudantes que possuam necessidades específicas ou agravo nutricional devem anexar laudos comprobatórios.

- Clique aqui para fazer sua inscrição

Estudantes participantes do Programa Suporte de Aprendizagem ou outras atividades de ensino no
contraturno, como bolsistas, voluntários em estágio, monitoria, grêmio estudantil ou outros projetos devem apenas informar no QISPANES que realizam essa atividade no contraturno. O documento comprobatório será fornecido em forma de lista pela Direção de Ensino.

A seleção será feita por nutricionistas do Ifal, em parceria com o Serviço Social do Campus Marechal Deodoro. Os critérios de seleção priorizam estudantes com agravo nutricional, problemas de saúde, necessidades específicas, vulnerabilidade socioeconômica e participação em atividades no contraturno das aulas.

O que fazer após o resultado?

O resultado preliminar será divulgado no dia 21 de julho. Estudantes terão dois dias para entrarem com recurso, caso discordem do resultado preliminar, por meio do formulário de recurso online. O resultado final será divulgado no dia 28 de julho. Estudantes selecionados deverão enviar o Termo de Compromisso assinado pelo formulário online, junto com uma foto 3X4, até o dia 3 de agosto, para ter acesso ao refeitório.

O acesso ao Sane pelos selecionados terá vigência de um ano, com exceção dos períodos de recessos e férias escolares, bem como outras suspensões das atividades no campus. Para seguirem no programa, estudantes devem ter frequência mínima de 75% às aulas e 80% ao Refeitório.

Em caso de dúvidas, estudantes devem procurar o setor de Serviço Social ou o Departamento de Apoio Acadêmico (DAA) do Campus Marechal Deodoro.

O que é o Panes?

O Panes é vinculado à Política de Assistência Estudantil do Instituto Federal de Alagoas (PAE/IFAL). O programa permite o acesso gratuito ao refeitório escolar, primando por uma alimentação saudável e adequada a estudantes, que garanta o atendimento das suas necessidades nutricionais durante o período letivo e atue como um elemento pedagógico, caracterizando uma importante ação de educação alimentar e nutricional.