Você está aqui: Página Inicial > Campus > Marechal Deodoro > Notícias > Assistência estudantil: inscrições abertas para cursos EJA e turma ingressante em Gestão Ambiental

AUXÍLIO PERMANÊNCIA

Prazo termina na próxima sexta-feira (26)
por Acássia Deliê publicado: 23/05/2023 15h42, última modificação: 23/05/2023 15h43
Imagem: Adobe Stock

O Instituto Federal de Alagoas – Campus Marechal Deodoro abriu inscrições para a seleção de programas de assistência estudantil 2023, para estudantes da turma ingressante no curso superior em Gestão Ambiental, prioritariamente com renda per capita de até um salário mínimo e meio. Além disso, também prorrogou o prazo de inscrições para estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

As orientações para estudantes de Gestão Ambiental estão no Edital nº 04/2023/DAA/IFAL-MD, publicado pelo Departamento de Apoio Acadêmico (DAA), referente ao programa Auxílio Permanência (Paup). As bolsas de auxílio mensal variam de R$ 100 a R$ 350.

Já as orientações para estudantes dos cursos técnicos integrados em Cozinha e Hospedagem (EJA) estão no Termo Aditivo ao Edital nº 03/2023/DAA - IFAL-MD, referente ao programa Auxílio EJA (Paeja). Neste caso, a bolsa mensal é de R$ 120.

- As inscrições devem ser feitas pela internet, DE 22 A 26 DE MAIO, preenchendo o Questionário Socioeconômico e anexando os documentos exigidos em cada edital.

A lista com a documentação exigida encontra-se disponível em cada edital. Somente serão aceitos documentos nos formatos PDF ou IMAGEM. É necessário que todos documentos estejam legíveis.

O processo de seleção terá como critério a análise da situação socioeconômica dos candidatos, efetuada pelo Serviço Social do Campus Marechal Deodoro, a partir das informações prestadas e documentos enviados no Questionário de Avaliação Socioeconômica.

A seleção é para cadastro de reserva. O número de vagas será divulgado após definição do novo orçamento do campus para 2023.

LINKS PARA INSCRIÇÃO

Inscrição dos cursos técnicos noturnos (EJA)

Inscrição do curso superior em Gestão Ambiental

VEJA A LISTA DE DOCUMENTOS EXIGIDOS NO EDITAIS

Todas as informações sobre o processo de seleção devem ser previamente conferidas no edital.

Clique aqui para ler o edital para o curso superior em Gestão Ambiental

Clique aqui para ler o edital para os cursos técnicos noturnos (EJA)

Qualquer dúvida, procure o DAA ou o setor de Serviço Social do Campus Marechal Deodoro.

Para que servem os programas?

Os programas de assistência estudantil do Ifal buscam garantir o acesso, a permanência e a conclusão de curso dos estudantes, na perspectiva da inclusão social, da formação ampliada, da produção de conhecimento, da melhoria do desempenho acadêmico e da qualidade de vida, buscando a prevenção das situações de retenção e evasão. Os programas também visam reduzir os efeitos das desigualdades socioeconômicas e culturais através da promoção e ampliação da formação integral dos estudantes, estimulando e desenvolvendo a criatividade e a reflexão crítica.