Você está aqui: Página Inicial > Campus > Marechal Deodoro > Notícias > Após diálogo e desocupação, IFAL Marechal Deodoro retoma atividades normais

Após diálogo e desocupação, IFAL Marechal Deodoro retoma atividades normais

Confira nota completa da direção-geral do campus

publicado: 10/12/2015 20h58, última modificação: 10/12/2015 20h58

A direção-geral do IFAL – Campus Marechal Deodoro divulgou nota nesta quinta-feira (10) sobre o retorno das atividades normais do campus. As aulas recomeçam na próxima segunda (14), mas as portas do campus já estarão abertas à comunidade nesta sexta-feira (11).

Durante uma longa reunião que durou sete horas na quarta-feira (9), a gestão manteve o diálogo aberto com os estudantes e tirou todas as dúvidas sobre o processo de pagamento de bolsas e auxílios estudantis que estavam atrasados.

A maior dúvida era sobre o prazo da liberação do repasse financeiro pelo Ministério da Educação, que estava previsto para o último dia 3, mas só aconteceu quatro dias depois, na última segunda-feira (7), conforme nota divulgada pela Reitoria do IFAL.

Confira a nota completa:

NOTA DA DIREÇÃO – Retorno às aulas

A direção-geral do IFAL – Campus Marechal Deodoro informa à toda a comunidade acadêmica que o campus foi desocupado pacificamente na tarde desta quinta-feira (10), cumprindo o termo de compromisso firmado em reunião no dia anterior, entre alunos ocupantes e representantes da Reitoria e da Direção-Geral.

Nesta sexta-feira (11), após vistoria e limpeza geral, o campus será aberto para a eleição da CIS (Comissão Interna de Supervisão do Plano de Carreira dos Técnicos-administrativos em Educação do Ifal), das 9h às 17h, e para alunos, técnicos-administrativos e professores que precisem utilizar o espaço para suas atividades. As aulas e todos os serviços do campus voltam à sua normalidade na próxima segunda-feira (14).

A direção-geral também aproveita para esclarecer que o campus foi aberto nesta quinta-feira (10) para todos os técnicos-administrativos porque um termo de compromisso foi assim firmado no dia anterior com os alunos ocupantes (confira o termo ao fim do texto).

A proposta apresentada inicialmente pelos estudantes, em uma longa reunião de negociação que durou sete horas, era de que apenas os técnicos que trabalhassem no pagamento de bolsas e auxílios atrasados pudessem entrar no campus. A direção, por sua vez, entendeu que isso prejudicaria o andamento dos trabalhos e contrapropôs que o campus voltasse à sua normalidade administrativa, garantindo a urgência dos pagamentos atrasados, o que foi acordado e assinado por todas as partes.

Entretanto, alguns servidores relataram situações de constrangimento ao chegar para trabalhar no campus na manhã desta quinta-feira, ao contrário do que a direção havia proposto no termo de compromisso. Felizmente, os alunos ocupantes já publicaram nota pedindo desculpas aos servidores pelos constrangimentos ocorridos.

Apesar disso, os técnicos do setor financeiro conseguiram trabalhar para concluir o relatório bancário que garante o pagamento em até 48h de bolsas e auxílios atrasados e liquidados no campus. Isso foi possível graças à liberação do repasse financeiro do MEC (Ministério da Educação), ocorrida com atraso na última segunda-feira (7) – o prazo anteriormente previsto era dia 3 – como divulgou a Reitoria do IFAL.

Toda essa movimentação deixa uma grande lição de democracia para a comunidade do IFAL. A direção-geral entende que com diálogo, transparência e cobranças justas é possível fazer um campus cada vez mais forte e melhor em Marechal Deodoro.

A direção-geral.

IFAL Campus Marechal Deodoro