Você está aqui: Página Inicial > Campus > Marechal Deodoro > Notícias > Aluna do Campus Marechal é bronze na Olimpíada Alagoana de Matemática

Aluna do Campus Marechal é bronze na Olimpíada Alagoana de Matemática

Ana Beatriz Furlan também recebeu menção honrosa, junto com a estudante Ghéssica Liane, na Obmep

por Acássia Deliê publicado: 30/11/2017 19h10, última modificação: 01/12/2017 11h22
Ana Beatriz recebeu medalha de bronze na OAM 2017

A matemática entrou pra valer na vida de estudantes do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) em Marechal Deodoro. Depois de ter sido medalhista na Olimpíada Brasileira de Matemática de Escolas Públicas (Obmep) em 2016 e ter recebido menção honrosa na mesma competição em 2017, a aluna Ana Beatriz Furlan acaba de receber a medalha de bronze na Olimpíada Alagoana de Matemática.

A 15ª Olimpíada Alagoana foi realizada pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e usou como critérios as notas da Obmep. Fazem parte da competição alunos de escolas do ensino público e privado de todo o estado. O Ifal participa na disputa entre as escolas de Ensino Médio e obteve esse ano um total de 31 medalhas para estudantes de vários campi, incluindo a medalha de bronze para o Campus Marechal Deodoro.

Em 2016, Ana Beatriz foi medalhista de bronze da Obmep quando ainda cursava o Ensino Fundamental. Já neste ano, recebeu a menção honrosa na competição junto com a estudante Ghéssica Liane, ambas alunas dos cursos técnicos do Ifal de Marechal Deodoro, em Meio Ambiente e em Guia de Turismo, respectivamente. Ghéssica também recebeu menção honrosa na 15ª Olimpíada Alagoana. Clique aqui para ver o resultado completo.

Matemática para crianças de Marechal Deodoro

Beatriz conta que a primeira experiência na Obmep foi despretensiosa, ela participou após incentivo dos professores. Mas depois de ser medalhista, a jovem de 15 anos participou de um projeto de iniciação científica financiado pelo CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) para medalhistas da Obmep. Aí as coisas começaram a mudar.

"Essa pesquisa me mostrou a matemática de um jeito diferente, abriu as portas para o conhecimento. Agora eu quero ajudar outras crianças de Marechal Deodoro a participarem e terem a mesma oportunidade que eu tive", conta Beatriz.

O projeto da jovem, se for aprovado, será voltado para estudantes do Ensino Fundamental da rede municipal e será orientado pelo professor Edvan Horácio, um dos coordenadores das olimpíadas de matemática no Ifal - Campus Marechal Deodoro. "Percebo que os estudantes passam a vivenciar cada vez mais esse mundo matemático depois das olimpíadas. Tanto é que as alunas estão propondo agora um projeto de extensão sobre isso. Como orientador, acredito que em 2018 teremos ainda mais bons frutos aqui na escola", analisa Edvan.