Notícias
3ª edição do Festival do Mal-Assombro vai agitar Campus Marechal Deodoro
O Campus Marechal Deodoro anunciou a 3ª edição do Festival do Mal-Assombro, que está marcada para o dia 31 de outubro. Realizada pela primeira vez em 2019, a atividade é uma forma de incluir no conhecimento dos estudantes elementos das lendas e do folclore nacional e internacional, contribuindo para a valorização de cultura e folclore de diversos países.
‘’O objetivo do festival é que os alunos pesquisem as festas que os países fazem para celebrar seus mortos, conhecer as diferenças para cultivar o respeito pela diversidade’’, explicou Niedja Balbino, coordenadora do projeto pedagógico. Em sua última edição, em 2022, a festa teve como proposta educativa pensar, pesquisar e representar as formas em que as diferentes culturas ao redor do mundo celebram e cultuam os mortos e todas as superstições que advêm dessas culturas. Niedja adianta que esse ano, o festival vem com uma novidade. ‘’Para decolonizar, trabalhamos a festa brasileira, mexicana, japonesa. Na edição de 2023, vamos acrescentar o Kuarup, ritual fúnebre dos povos do Xingu’’, compartilhou.
Com data proposta para 31 de outubro de 2023, a 3ª edição deve continuar com o intuito de promover a interação entre as diferentes turmas do campus por meio da realização de uma série de atividades, atrações e competições, englobando todos os cursos de Ensino Médio. Para participar, os alunos devem se organizar conforme o edital da atividade e fazer a inscrição por meio do representante de turma, madrinha ou padrinho.
As atividades realizadas no campus serão: a decoração de salas temáticas; desfile de alunos fantasiados; apresentação artísticas; concurso de arte manual; pumpkin race e concurso de melhor vídeo temático. Além disso, os alunos terão atrações: o corredor da morte, a cabine fotográfica e a apresentação do DJ Túlio Evaristo. Ao final das atividades, o júri vai analisar as turmas mais criativas para que os alunos sejam premiados.
Confira o edital completo!
Confira a portaria com os integrantes da comissão organizadora do evento!
*Texto da estagiária Isabelle Guedes, sob supervisão da jornalista Elaine Rodrigues.