Você está aqui: Página Inicial > Campus > Marechal Deodoro > Notícias > 1ª Feira de Empreendedorismo movimenta Campus Marechal

1ª Feira de Empreendedorismo movimenta Campus Marechal

Evento reuniu estudantes, servidores e microempresários de Alagoas

por Acássia Deliê publicado: 02/09/2016 15h08, última modificação: 02/09/2016 17h23
Painel de abertura da debateu conceitos de empreendedorismo

Dois dias de evento, dois painéis, quatro salas temáticas e uma exposição. A 1ª Feira de Empreendedorismo do Ifal – Marechal Deodoro movimentou o Campus e levou estudantes e servidores a debaterem o empreendedorismo nas áreas de Meio Ambiente e Turismo, com a participação de empresários alagoanos.

Clique para ver as fotos do evento.

O painel de abertura, “Desmistificando o Empreendedorismo” foi realizado na quarta-feira (24) à tarde e contou com a presença de Robson Costa, diretor de Comunicação do CJE (Conselho de Jovens Empreendedores/AL), e do economista Lucas Sorgato. Ambos debateram os conceitos e os desafios de empreender. Já à noite, o painel “Empreendendo no Turismo em Marechal Deodoro” teve participação dos microempresários Plínio Tacio (Bar do Corno) e Madson Marcondes (Pousada Vitória), que compartilharam suas experiências no segmento turístico da cidade.

Os dois painéis foram mediados pelo professor Rodrigo Lucena. “Foram dois momentos diferentes e igualmente importantes para discutir empreendedorismo com nossos alunos. Buscamos desmistificar a ideia de que todo empresário será um milionário. É claro que o sucesso financeiro é uma consequência, mas o que estamos incentivando é o empreendedorismo como comportamento, seja em casa, na escola ou na profissão”, explicou Rodrigo.

Salas temáticas

No segundo dia de evento, o Ifal – Campus Marechal realizou debates simultâneos sobre empreendedorismo nas áreas de meio ambiente e turismo. Na sala temática sobre meio ambiente, o primeiro a participar foi o empresário André Generoso - do restaurante Divina Gula, que falou sobre gastronomia responsável e o papel dos gestores ambientais nesse processo.

À tarde, a sala temática foi palco de um debate sobre empreendedorismo social e a atuação do gestor ambiental em projetos de agricultura familiar. Participaram Marco Túlio Cavalcanti, ex-aluno do Campus Marechal e membro do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), e o professor Vicente Cézar. O debate foi mediado por integrantes do Dama (Diretório Acadêmico Marcos André).

Já na sala temática sobre turismo, alunos puderam debater com a instrutora do Sebrae-AL, Verônica Gurgel, e com a jornalista Aline Moura, que falou sobre o mercado de hostels em Alagoas.

Exposição

O evento também abriu espaço para exposições de ideias de negócios. O estudante de Gestão Ambiental, José Duca Filho, apresentou no pátio do Campus o trabalho artesanal que realiza com folhas de papel usadas, produzindo cestos, jarros e outros objetos de decoração. "Existem peças minhas espalhadas pelo mundo inteiro, pois muitos amigos quando vêm a Marechal acabam levando algumas com eles. A ideia aqui é aperfeiçoar cada vez o negócio", disse Duca, que também demonstrou ao vivo a confecção de uma das peças.

Já o ex-aluno José David da Silva levou ao Campus seu negócio com propagandas em sacos de pão. Ele decidiu investir em uma franquia do serviço e mantém uma agência em São Miguel dos Campos. "Esta será nossa primeira tiragem, na qual oferecemos os sacos gratuitamente em panificações da região. Nos sacos, fazemos a divulgação de empresas e comerciantes, cujos produtos e serviços vão direto à casa do potencial cliente. Fico feliz de participar de um evento que incentiva o empreendedorismo", comentou David.