Enade
O Governo Federal, por meio do Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (Sinaes), instituiu o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). O Enade tem como objetivo avaliar o desempenho estudantil de forma parametrizada, bem como a impressão que os alunos têm de sua própria instituição de ensino, isso é exclusivo aos ingressantes e concluintes, quando o curso é classificado para fazer o exame.
Por meio da prova, o desempenho é avaliado. A nota divulgada ao público é a nota geral do curso em que o aluno estuda – nota calculada por meio da comparação com o resultado de todos os cursos brasileiros. A nota individual do aluno só pode ser acessada pelo próprio aluno, pelo site do Enade, após a divulgação oficial.
Além da prova, o aluno precisa preencher um questionário online, no site oficial do Enade (http://enade.inep.gov.br) (ver cronograma), para medir o conhecimento que tem sobre seu próprio curso e sua Instituição de Ensino. Esse preenchimento é obrigatório por lei.
A prova do Enade, a ser realizada em 4 horas, é composta por:
- 10 questões de Formação Geral, sendo 8 questões de múltipla escolha e 2 questões discursivas que avaliam aspectos como clareza, coerência, coesão, estratégias argumentativas, utilização de vocabulário adequado e correção gramatical do texto;
- 30 questões do Componente Específico da área avaliada envolvendo situações-problema e estudo de casos, sendo 27 questões de múltipla escolha e 3 questões discursivas;
- Questionário de percepção sobre a prova.
O Enade é componente curricular obrigatório para a conclusão de curso: sem passar pelo Enade, o aluno, por determinação legal, não pode colar grau.
ENADE: EDITAIS / QUESTIONÁRIO DOS ESTUDANTES / PROVAS E GABARITOS
Orientações: CRONOGRAMA / ANTES DO EXAME / NO DIA DO EXAME / DEPOIS DO EXAME