Você está aqui: Página Inicial > Campus > Maragogi > Notícias > VII Hosptur debate o uso da Inteligência Artificial no Turismo

VII Hosptur debate o uso da Inteligência Artificial no Turismo

por Bartolomeu Honorato publicado: 02/10/2023 10h38, última modificação: 02/10/2023 12h13
Exibir carrossel de imagens Bartolomeu Honorato Palestrantes exploram o que a IA pode oferecer aos usuários

Palestrantes exploram o que a IA pode oferecer aos usuários

Estudantes, professores e trabalhadores do segmento de Turismo e Hospedagem estiveram reunidos na terça-feira e quarta-feira (26 e 27) para debaterem sobre “As múltiplas possibilidades da Inteligência Artificial e suas influências no Turismo”. O encontro fez parte do VII Hosptur, evento organizado pelo Instituto Federal de Alagoas (Ifal), em Maragogi.

Em sua palestra, o professor Eduardo Moraes destacou que a Inteligência Artificial está cada vez mais presente em diversas áreas, como educação e segurança. No Turismo, por exemplo, ela é capaz de diferenciar as escolhas de um casal - que está hospedado num hotel curtindo as férias com os filhos - de outro que está no mesmo local para participar de um evento.

“A IA tem essa capacidade de interpretar dados, mapear preferências do usuário, analisar técnicas de marketing, determinar a efetividade de uma campanha de marketing. Ela torna a experiência do hóspede mais abrangente”, explicou Eduardo Moraes, que atua como professor no Mestrado Profissional do Ifal.

Representando o Campus Maragogi, o professor Cassiano Henrique Albuquerque deu uma noção ao público do que é a Inteligência Artificial. “IA faz coisas que normalmente  são dos seres humanos e vai além: ela adapta as coisas e as melhora. Ela faz isso de forma independente do ser humano”, explicou o palestrante. O Hosptur também contou com a palestra de Lillian Ferreira, que é Doutoranda em Educação. Matemática e Tecnológica pela Universidade Federal de Pernambuco.

O Hosptur sempre apresenta, a cada nova edição, um novo assunto ao público, que geralmente é formado por estudantes de nível médio do curso técnico de Hospedagem. Em meio ao auge da pandemia de Covid-19, por exemplo, o evento virtual abordou como os segmentos de turismo, hospedagem e afins tratavam a questão turística em tempos de Covid-19.

“Os temas escolhidos para o HospTur são sempre pensados na conexão com a atualidade. Sabendo que a tecnologia é uma realidade no mundo em que vivemos, nada mais interessante do que proporcionar diálogos que ampliem a visão dos participantes para este tema, e que permitam lançar novos olhares sobre esta tecnologia de maneira mais aprofundada”, afirmou, Danielle Smilay de Almeida Rodrigues, uma das organizadoras do evento.

De forma simultânea ao Hosptur, os corredores do Instituto Federal de Alagoas, em Maragogi, ganharam o colorido de estandes representando diversos países na “Feira das Nações”. Os visitantes puderam conferir um pouco da culinária, música, poesia, trajes típicos e fotos de belas paisagens.