Você está aqui: Página Inicial > Campus > Maragogi > Notícias > Teatro de rua percorre cidades do litoral norte de Alagoas

Teatro de rua percorre cidades do litoral norte de Alagoas

Auto de Natal se apresentará em Maragogi, Porto Calvo, São Luiz do Quitunde e Maceió em dezembro

por Bartolomeu Honorato publicado: 03/12/2018 11h20, última modificação: 03/12/2018 11h26
Exibir carrossel de imagens Pastoril entoa músicas natalinas

Pastoril entoa músicas natalinas

Cidades do litoral norte de Alagoas recebem em dezembro as apresentações do Auto de Natal, teatro de rua encenado por estudantes do Instituto Federal de Alagoas, campus Maragogi. A primeira parada da trupe – que conta a história do nascimento de Jesus com elementos da cultura nordestina – será no município de Maragogi, no dia 11 deste mês. O espetáculo também passará por Porto Calvo, São Luiz do Quitunde e Maceió.

Em uma hora e meia de encenação, os 90 integrantes do grupo teatral Cruzeiro do Norte vão levar ao público emoção em forma de música, dança e interpretação para contar a chegada de Cristo ao mundo. “O enredo não muda, pois a história do Natal tem de ser contada daquele jeito, mas o texto é voltado para o cordel”, afirma o coordenador do espetáculo, professor Ricardo Araújo. Uma das novidades deste ano é a estreia da orquestra na apresentação.

Um dos pontos altos da peça, na opinião de Ricardo Araújo, ocorre quando os músicos executam “Gloria in excelsis Deo” e são acompanhados pelo canto das pastorinhas. “O Glória é uma canção em latim conhecida. Nesse momento, as pessoas cantam-na e muita gente da plateia deve chorar”, comenta. Outro momento de destaque na encenação é quando Herodes ordena a execução de crianças em Belém para impedir o nascimento de Jesus Cristo.

Para chegar ao mês de dezembro com textos, danças e músicas prontas para cada cena do Auto de Natal, os integrantes do Cruzeiro do Norte passaram por oficinas artísticas, no período de junho a setembro deste ano, no campus Maragogi. Conforme Ricardo Araújo, os ensaios de preparação da trupe são regulares e só terminarão horas antes da última apresentação da turnê 2018.

A primeira edição da peça ocorreu em 2015, em Maragogi, e no ano seguinte tornou-se itinerante, percorrendo cidades do litoral norte de Alagoas. Vinculado às ações de extensão do campus Maragogi, o Auto conta hoje com o envolvimento de 90 pessoas, entre alunos, ex-estudantes e outros participantes da comunidade externa ao campus.

Calendário de apresentações
Dia 11/12 - Maragogi