Você está aqui: Página Inicial > Campus > Maragogi > Notícias > Simpósio debate Agroecologia em dois dias de evento, em Maragogi

Simpósio debate Agroecologia em dois dias de evento, em Maragogi

Encontro reuniu professores, alunos e empreendedores no evento organizado pelo curso superior de Horticultura do Instituto Federal de Alagoas

por Bartolomeu Honorato publicado: 05/10/2023 14h45, última modificação: 06/10/2023 10h15
Exibir carrossel de imagens Bartolomeu Honorato Rivaldo Vasconcelos do Rego conta sua história de empreendedor da graviola, pitaya e açai

A primeira edição do Simpósio de Agroecologia, promovido pelo curso Superior de Tecnologia em Horticultura do Instituto Federal de Alagoas, reuniu professores, estudantes e empreendedores do segmento em dois dias de evento, no auditório do Campus Maragogi, na praia de Peroba.

Na terça-feira (3), o público acompanhou a história de sucesso do agricultor Rivaldo Vasconcelos do Rego, que virou empreendedor ao investir no plantio da graviola. Ele começou lendo um livro - que trata do cultivo e desenvolvimento dessa cultura - e hoje possui mil pés em sua propriedade, no município de Maragogi (AL). Por conta da sua experiência com essa lavoura, virou referência para quem quer ingressar no segmento.

“A única coisa que peguei foi um livro da Embrapa sobre a graviola e o nome é “Graviola tipo exportação”. Peguei esse livro há 22 anos e pensei: será que isso chega? Hoje vejo resultado. Só não exporto ainda, mas produto de qualidade eu tenho”, contou o empreendedor. Para ele, o segredo do sucesso é trabalho duro e organização.

Depois de Rivaldo, a produção da graviola se expandiu na zona rural de Maragogi e já atingiu a marca de 150 mil árvores cultivadas em propriedades, como assentamentos, segundo dados da Secretaria de Agricultura do município informados pelo palestrante, no evento. O empreendedor disse que, depois do sucesso da graviola, investiu na pitaya.

“Pesquisei na internet e fiquei apaixonado quando vi a pitaya. Além de o pé ser muito lindo, a floração é incrível e os frutos são bonitos”, descreveu o empreendedor. Há três anos, ele iniciou o plantio das mudas e já possui dois mil pés e ainda tem outros cem de açaí.

Sistemas agroecológicos ganham destaque na quarta-feira

A palestra do professor do Instituto Federal de Pernambuco, Marcos Antônio Machado Mesquita, foi um dos destaques da quarta-feira (4). Ele promoveu uma grande conversa com o público acerca da Agroecologia e Sustentabilidade, termos que estão cada vez mais presentes no cotidiano das pessoas em função da crescente preocupação com a preservação do meio ambiente.

professor Marcos  Antônio Mesquita foi um dos palestrantes do Simpósio de Agroecologia

O palestrante levou os participantes a refletirem no tocante a sistemas agroecológicos. Esses mecanismos promovem e se relacionam com a agrobiodiversidade, dentro de um processo de relações e interações entre aspectos socioculturais, manejo ecológico dos recursos naturais e integrado dos agrossistemas, que dão origem à noção de sustentabilidade social, econômica e ecológica.

“Como exemplo de sistema agroecológico, podemos ter a manga, a macaxeira e a batata doce. Por que levar em consideração a macaxeira? Ela tem demanda pela população local e isso é relação cultural”, explicou o professor aos estudantes do curso técnico de Agroecologia e do superior em Tecnologia em Horticultura.

O aluno Silas Gabriel Rocha Santos, do curso de Agroecologia do Campus Maragogi, gostou bastante do Simpósio porque ampliou sua visão de atuação como futuro profissional.

“Foram palestras bem interessantes para engrandecer nosso conhecimento e nos preparar mais para atuar como técnicos. Todos os temas trabalhados foram proveitosos, porém chamou minha atenção a apicultura e a produção de pitaya”, comentou o discente de 17 anos. A programação completa do que ocorreu no Simpósio pode ser consultada no seguinte endereço: https://www.even3.com.br/simposio-de-agroecologia-391381/