Você está aqui: Página Inicial > Campus > Maragogi > Notícias > Salsa e tango argentino abrem Semana de Arte em Maragogi

Salsa e tango argentino abrem Semana de Arte em Maragogi

Coreógrafos Taíde Swag e Julia Scibilia colocaram os estudantes para dançarem na abertura da Semana de Arte, Cultura e Turismo

por Bartolomeu Honorato publicado: 25/09/2019 13h31, última modificação: 25/09/2019 13h39
Exibir carrossel de imagens Ritmos latinos na aula de Julia Scibilia

Ritmos latinos na aula de Julia Scibilia

Salsa, street dance e funk carioca abriram, nesta quarta-feira (25), a Semana de Arte, Cultura e Turismo do Instituto Federal de Alagoas, em Maragogi, que contou com coreógrafos especializados em danças urbanas. Nesta quinta-feira (26), ocorre o Interarte. O evento terá 50 apresentações em três espaços montados no campus Maragogi.

A oficina de dança começou às 8h com o dançarino, Taide Swag, levando aos alunos os ritmos do street dance com elementos da cultura africana durante duas horas de treino. Em seguida, foi a vez da dançarina argentina Julia Scibilia colocar os adolescentes para dançarem funk carioca e ritmos latinos, como a salsa e o tango argentino. Os trabalhos de dança também se repetiram no período da tarde, no ginásio do campus Maragogi.

Segundo Taíde Swag, um dos objetivos da oficina é colocar os estudantes em contato com manifestações culturais diferentes das que eles conhecem. Além disso, é também oportunizar atividade física. “O condicionamento físico é desenvolvido na aula, bem como a coordenação motora. Outros benefícios são a socialização com os colegas, perda da timidez. Ou seja, um bem-estar”, afirma. Cerca de 100 estudantes passaram pelas oficinas nesta quarta-feira.

O contato com outros tipos de dança foi o que chamou a atenção da estudante de Hospedagem, Nicole Monteiro, que nunca teve a oportunidade de aprender ritmos com alguém especializado no assunto. “Eu já vi vídeos de danças urbanas na internet para aprender a dançar na escola em que estudava, mas hoje foi a primeira vez que aprendei uma coreografia elaborada com alguém me ensinando. Eu achei essa ideia de oficina muito legal”, conta.

Um dos organizadores do evento, o professor Romero Barros, destaca que o Workshop ensina os estudantes um pouco da evolução da dança. “Com o passar do tempo, elas receberam códigos e significados, como manifestações folclóricas, religiosas e esportivas. No Workshop, oferecemos aos estudantes a oportunidade de vivenciar alguns desses estilos”, comenta. Nesta quinta-feira, além do Interarte, também será aberta a Feira das Nações. Serão montadas barracas mostrando a cultura de países de línguas inglesa e espanhola.