Você está aqui: Página Inicial > Campus > Maragogi > Notícias > Saiba tudo sobre a matrícula para novos alunos no Ifal Maragogi

Saiba tudo sobre a matrícula para novos alunos no Ifal Maragogi

publicado: 09/02/2018 12h32, última modificação: 09/02/2018 12h41

O Instituto Federal de Alagoas (Ifal), campus Maragogi, preparou um tira-dúvidas para os novos alunos. O texto explica dia da matrícula, documentos necessários, entre outras informações importantes para quem está chegando agora no Instituto.

Qual o horário e dias das matrículas?
Dia 19/02, para os alunos que pretendem cursar Agroecologia no turno da manhã;
Dia 20/02, para os alunos que pretendem cursar Agroecologia no turno da tarde;
Dia 21/02, para os alunos que pretendem cursar Hospedagem no turno da manhã;
Dia 22/02, para os alunos que pretendem cursar Hospedagem no turno da tarde;
Dia 26/02, para os alunos que pretendem quaisquer destes cursos e tenham perdido as datas anteriores;
Quais os documentos necessários?
Se os alunos forem ocupar as vagas destinadas à ampla concorrência (classificados do 1º ao 18º lugar), devem trazer:
1. Carteira de identidade (original e cópia);
2. CPF (original e cópia);
3. Registro de nascimento (original e cópia);
4. Comprovante de residência (original e cópia);
5. Histórico escolar (original e cópia) ou declaração da escola informando que o estudante concluiu o 9º ano, que deverá ser substituída posteriormente.
Se os alunos forem ocupar as vagas de cotistas (classificados do 19º ao 36º lugar), devem trazer os documentos acima listados, mais:
6. Auto-declaração étnico-racial, preenchida e assinada pelo estudante
7. Comprovante de renda, que pode ser: carteira de trabalho com comprovação salarial (original e cópia); os 3 últimos extratos do recebimento do Bolsa-Família (originais e cópias); os 3 últimos contracheques (originais e cópias); declaração de escritório de contabilidade para autônomos ou empresários (original); declaração de renda, devidamente assinada e registrada em cartório.
Quem pode fazer a matrícula?
O estudante maior de 18 anos idade; os pais ou responsáveis legais pelo estudante menor de 18 anos de idade (trazer original do RG do responsável). No caso de impossibilidade do responsável em vir fazer, quem for o representar deverá trazer autorização de matrícula, com a cópia do RG de quem vai realizar a matrícula, bem como da cópia do RG do responsável legal.
Os documentos da matrícula precisam ser autenticados em cartório?
Se trouxer o original para conferência no ato de matrícula, não há necessidade de autenticar em cartório.
Só serve histórico escolar ou pode outro documento comprobatório?
O aluno pode realizar a matrícula utilizando a declaração de conclusão do 9º ano, que deverá ser substituída posteriormente, dentro do prazo estipulado no ato da matrícula.
Quem precisa preencher formulário de renda?
Os alunos cotistas, ou seja, os alunos que foram classificados do 19º ao 36º lugar no exame de seleção.
Quais os documentos que comprovam renda?
Extratos de recebimento do Bolsa-Família (aqueles comprovantes bancários, ou comprovante solicitado na Caixa econômica); contracheques (holerite); declaração de escritório de contabilidade; Carteira de Trabalho.

Baixe aqui alguns formulários para matrícula.