Você está aqui: Página Inicial > Campus > Maragogi > Notícias > Resultados finais de pesquisas são apresentados à banca e ao público

Resultados finais de pesquisas são apresentados à banca e ao público

Examinadores avaliaram de forma positiva os resultados divulgados, nesta quarta-feira (21). Dias 26 e 28 haverá nova averiguação

por Bartolomeu Honorato publicado: 22/08/2024 10h29, última modificação: 22/08/2024 10h34
Exibir carrossel de imagens Bartolomeu Honorato Evento contou com estudantes e professores

Evento contou com estudantes e professores

O Campus Maragogi realizou, nesta tarde de quarta-feira (21), em seu auditório, a primeira parte da avaliação de projetos de pesquisa desenvolvidos por alunos e professores da unidade de ensino. A banca examinadora analisou sete trabalhos da área de Ciências Agronômicas, nesta etapa. A segunda e terceira fases de julgamentos ocorrerão dias 26 e 28 deste mês.

A pesquisa intitulada “Estação meteorológica de longo alcance e baixo custo para pequenos produtores rurais” foi a primeira a ser averiguada pelos professores. A pesquisa, apresentada pelo estudante do curso superior em Horticultura, Edvan da Silva Filho, desenvolveu um protótipo que consegue baratear as despesas com a aquisição desse equipamento meteorológico.

“As estações meteorológicas convencionais custam de R$ 20 mil a R$ 30 mil, sendo que algumas podem chegar a R$ 100 mil. Os valores do equipamento que criamos vão de R$ 500 a R$ 700 e têm alcance de um quilômetro. Por conta disso, atingimos o nosso objetivo na pesquisa”, concluiu o estudante ao informar que o protótipo terá novos sensores para ampliar o seu raio de abrangência.

Outra pesquisa apresentada à banca avaliadora foi “Software de imageamento de alface para estimar índices SPAD”. O estudante do curso técnico de Agroecologia, Filipe Neves da Silva, informou que o projeto avaliou o estado nutricional da alface, plantada no Campus, por meio do processamento de imagens aéreas captadas por drone.

“A partir de um software, estimamos os teores nutricionais e as variáveis agronômicas. O projeto conseguiu alcançar os resultados esperados”, percebeu. Filipe explicou ainda que enquanto mais verde for a alface captada na imagem, melhor ela está para o consumo humano.

O coordenador de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do Campus Maragogi, Edcarlos  da Silva Macena, avaliou de forma positiva os resultados das pesquisas apresentadas à banca examinadora e ao público presente no evento.

“Os projetos foram amplamente elogiados pelos membros da banca, que levantou até o pioneirismo de algumas dessas pesquisas na região e a qualidade delas. O nível foi considerado elevado pelos examinadores”, aprovou Edcarlos Macena. A banca de averiguação foi composta por professores da área de Ciências Agronômicas, do Instituto Federal de Pernambuco, na cidade de Barreiros.

PESQUISAS APRESENTADAS
Estação Meteorológica de longo alcance e baixo custo para pequenos produtores rurais
Software de imageamento de alface para estimar índices SPAD
Produção de biofertilizantes líquido do resíduo da graviola