Você está aqui: Página Inicial > Campus > Maragogi > Notícias > Fórum da assistência estudantil do Ifal tem recorde de participantes

Fórum da assistência estudantil do Ifal tem recorde de participantes

Encontro conta com 55 profissionais das áreas da saúde, psicologia e pedagogia em sua 30ª edição, em Maragogi

por Bartolomeu Honorato publicado: 21/06/2018 12h13, última modificação: 21/06/2018 13h00
Encontro nesta quinta (21)

Com recorde de participantes, o Fórum Permanente da Assistência Estudantil (Forpae) do Instituto Federal de Alagoas reúne assistentes sociais, psicólogos, pedagogos e profissionais de saúde para discutirem ações de melhoria do atendimento aos estudantes da instituição. A 30ª edição do evento ocorre no campus Maragogi, litoral Norte de Alagoas, desde a terça-feira (19).

“Temos 34 membros permanentes no Fórum, mas sempre tivemos a participação de 30 a 32 profissionais. Aqui registramos 55. É um evento que vem crescendo e trazendo benefícios para o Instituto”, afirma o diretor de Políticas Estudantis do Ifal, Elton Barros do Nascimento. Entre as conquistas, ele cita o estabelecimento de protocolos de atendimento de saúde, criação de programas e projetos de assistência social.

Um dos motivos elencados por Elton Barros para o aumento do número de inscritos no Fórum é a chegada de novos servidores ao Instituto Federal Alagoas, como nutricionistas e técnicos de enfermagem. “Eles têm se engajado no movimento da assistência estudantil, dando sugestões, participando de capacitações e discussões. São muito ativos”, avalia Elton. Outra causa para isso é o envolvimento de servidores mais antigos na instituição nas ações assistenciais.

Para a diretora acadêmica do campus Maragogi, Sandra Ferraz Patriota, as ideias sugeridas e aprovadas nas reuniões do Forpae viram realidade em atividades desenvolvidas nos campi. “Em Maragogi, realizamos ações voltadas para a comunidade interna acerca de temas, como violência contra a mulher, síndrome de down, alimentação correta. São palestras, exibição de filmes, atendimento assistencial”, conta.

Nesta quinta-feira (21), que é último dia do evento, o Forpae aborda questões envolvendo as relações interpessoais no Instituto Federal de Alagoas. A partir de dinâmicas de grupo, os inscritos no Fórum contam um pouco sobre os motivos que os levaram a serem servidores do Ifal e como é a relação com os colegas de campus. Além disso, compartilham experiências de contribuição para a melhoria da instituição.