Você está aqui: Página Inicial > Campus > Maragogi > Notícias > Prorrogadas inscrições para curso técnico de Restaurante e Bar

Prorrogadas inscrições para curso técnico de Restaurante e Bar

por Bartolomeu Honorato publicado: 06/07/2023 11h44, última modificação: 06/07/2023 11h53

As inscrições do processo seletivo para novos alunos do curso técnico em Serviços de Restaurante e Bar foram prorrogadas até 14 de julho deste ano pelo Instituto Federal de Alagoas. São oferecidas 40 vagas no Campus da instituição, que funciona no município de Maragogi.

O edital informa que é preciso ter concluído o 9º ano do Ensino Fundamental (antiga 8ª série do 1º grau) ou equivalente até a data da matrícula e ter idade mínima de 18 anos completos até o dia da matrícula para se inscrever na seleção.

A inscrição ocorre presencialmente na Coordenação de Registros Acadêmicos (CRA) do Campus Maragogi (Rod. AL 101 norte, Km 139, Peroba), das 8h às 16h.

Conforme edital, o interessado precisa levar ao local documento oficial com foto, CPF (caso o número não conste no documento oficial com foto), frente e verso do Histórico Escolar e do Certificado de Conclusão do Ensino Fundamental ou equivalente.

O edital diz ainda que não será cobrada taxa de inscrição ao candidato e que 70% das vagas em disputa são destinadas a quem cursou todo o ensino fundamental em escola pública ou equivalente. Essa reserva inclui também renda familiar por pessoa, autodeclaração étnica e existência de deficiência reconhecida.

A matrícula dos pré-selecionados deverá ser feita presencialmente na CRA do Campus Maragogi, no período de 17 a 20 de julho de 2023, das 8h às 16h.

O edital mostra ainda que a seleção terá etapa única e levará em conta a idade e o tempo que os inscritos concluíram o Ensino Fundamental. Um candidato com 52 anos de idade e que terminou a 8ª série do antigo 1º grau há mais de 20 anos teria 25 pontos na seleção, por exemplo.

O Serviço em Restaurante e Bar ocorre na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e é integrado ao ensino médio. A formação funciona no horário das 18h30 às 22h e possui 2.200 horas distribuídas em 6 semestres.

Estudantes simulam atendimento ao cliente em laboratório

Curso em sintonia com as demandas do turismo regional

Segundo a coordenadora dessa capacitação, Artemísia Soares, as aulas teóricas e práticas estão em sintonia com as demandas do polo turístico do Litoral Norte de Alagoas, que compreende cidades como Maragogi, Japaratinga e São Miguel dos Milagres.

“A relevância socioeconômica do turismo para a cidade e toda a Costa dos Corais justifica a demanda por cursos no eixo tecnológico do turismo, hospitalidade e lazer, a fim de que se possa contribuir para o desenvolvimento socioeconômico da região, qualificação dos trabalhadores e, consequentemente, possibilidades de melhoria na qualidade de vida de todos”, argumenta a coordenadora.

Outro atrativo que o Campus Maragogi oferece aos futuros alunos é a equipe de atendimento ao estudante, que conta com especialidades de nutrição, psicologia, enfermagem e assistência social. Há também o Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas e demais técnicos administrativos em educação (TAEs).

“É por meio da assistência social, por exemplo, que é possível participar do edital que dá acesso ao auxílio permanência, dentre outros apoios, como o fardamento e material didático gratuitos”, cita Artemísia Soares. O auxílio a que ela se refere é um pagamento em dinheiro para ajudar nas despesas educacionais do estudante.