Você está aqui: Página Inicial > Campus > Maragogi > Notícias > Projeto prevê distribuição de mil mudas de plantas até o fim do ano

Projeto prevê distribuição de mil mudas de plantas até o fim do ano

por Bartolomeu Honorato publicado: 24/10/2022 10h10, última modificação: 24/10/2022 10h10
Exibir carrossel de imagens Bartolomeu Honorato Plantação de frutas na área do Campus Maragogi

Plantação de frutas na área do Campus Maragogi

Um projeto de extensão do Campus Maragogi prevê a distribuição de mil mudas frutíferas, ornamentais e silvestres para moradores de assentamentos agrários e agricultores do município.  A iniciativa é coordenada pelo professor Oscar Mariano Hafle e quatro estudantes do curso técnico de Agroecologia da unidade de ensino.

O projeto “Produção e distribuição de mudas vegetais aos agricultores dos assentamentos de Maragogi” começou em julho deste ano e termina dia 30 de dezembro. Até agora, mais de 200  já foram entregues à população.

“As mais procuradas são pitaya - que é uma planta que se adapta bem na região e é novidade - e o hibisco, que é ornamental. Já mamão, manga e caju tem muito na localidade e eles não procuram tanto”, disse Oscar Hafle.  O viveiro de plantas possui ainda sapoti, tangerina, laranja e uva.

Dona Leonilda Higino da Silva, 64 anos, mora próximo ao Campus Maragogi e decidiu conhecer o viveiro. No local, aprendeu técnicas para deixar as plantas mais fortes e bonitas. “Eu aprendi a fazer o substrato e a realizar a estaquia”, resumiu. Ela levou mudas de pitaya e hibisco para casa.

Quem visita o projeto também passeia pela plantação de banana, maracujá e uva. No encontro, os visitantes têm a oportunidade de tirar dúvidas com os monitores, como frequência da regra e solo adequado para o cultivo. Atuam na atividade: Kaylane Jasielly dos Santos Alves, Jonathas da Silva Francisco, Maria José da Silva e Cláudio Silva do Nascimento.

Outro lado abordado pela iniciativa de Oscar Hafle e os alunos do Campus é a questão da reciclagem de materiais. Os monitores aproveitam caixas de leite, copos plásticos e garrafas pet para servirem de recipientes de desenvolvimento das plantas.

Oscar orienta sobre visitantes produção de substrato