Você está aqui: Página Inicial > Campus > Maragogi > Notícias > Primeiro dia do Hosptur debate formação continuada e empreendedorismo

Primeiro dia do Hosptur debate formação continuada e empreendedorismo

Transmissão já conta com mais de 1300 visualizações no canal do Ifal Maragogi no Youtube. Evento segue, nesta terça (28), com talk show e clínica tecnológica.

por Bartolomeu Honorato publicado: 28/09/2021 09h57, última modificação: 30/09/2021 14h16
Em cima: Artemísia Soares e Leandro Alves (Libras). Em baixo: Carlos Eduardo Silveira e Vânia Quadros

O primeiro dia do V Hosptur debateu formação continuada e empreendedorismo voltado aos recém-formados em cursos da área de turismo e hospedagem A transmissão ocorreu, na noite desta segunda-feira (27), no canal do campus Maragogi no Youtube, e  já conta com mais de 1300 visualizações. O evento é voltado a quem atua nesses segmentos da economia e segue com  programação nesta terça-feira, a partir das 19h.

No ao vivo, cerca de 320 internautas acompanharam o evento até às 22h. A abertura foi feita pelos diretores-gerais dos campi do Instituto Federal de Alagoas em Maragogi (Sandra Patriota Ferraz), Maceió (Damião Augusto de Farias Santos) e Marechal (Éder Júnior Cruz Souza).  Os três fizeram audiodescrição durante a apresentação, que contou com intérprete em Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Os participantes puderam enviar perguntas ao longo da transmissão para serem respondidas pelos palestrantes do Talk Show, que teve por tema: atualidades na formação em Turismo e Hospitalidade. Um dos pontos altos da primeira noite do V Hosptur foi o debate sobre a necessidade de formação contínua de quem trabalha nesses dois setores econômicos.

“Acordar de manhã e chegar a casa à tarde, já deixa a pessoa obsoleta. As pessoas precisam de atualização no trabalho e todos os cursos também necessitam de renovação porque o mundo é atualizado o tempo todo”, resumiu o professor da Universidade Federal do Paraná, Carlos Eduardo Silveira. Ele é líder do grupo de pesquisa em Turismo, Educação, Emprego e Mercado (TEEM).

Outro assunto que ganhou destaque na noite foi o empreendedorismo voltado aos recém-formados na área de gestão de turismo.  Para Vânia Quadros - que é membro do Fórum nacional de cursos superiores de Turismo, Hospitalidade e Lazer - o empreendedor deve prestar atenção a dois pontos para o sucesso do negócio.

“É preciso conhecer seu local, seu entorno. O que pode ser oportunidade no Pará pode não ser lá no Paraná. Ele também precisa estar atento à formação continuada - que é a reciclagem - e quais ferramentas novas para atuar. Ele tem que se diferenciar a partir de suas habilidades competitivas”, destacou Vânia Quadros.

Após as palestras, houve um momento de apresentações musicais de ex-alunos do campus Maragogi. Hoje, o V Hosptur segue a programação com o talk show: “formas criativas de turismo como estratégia para superar a crise” e a clínica tecnológica: “turismo criativo”. Nesta quinta edição, o evento tem por tema "Desafios para o Turismo e Hospitalidade em contexto de crise".

Programação e inscrições