Você está aqui: Página Inicial > Campus > Maragogi > Notícias > Presença indígena na história de Alagoas é assunto de roda de conversa
conteúdo

Notícias

Presença indígena na história de Alagoas é assunto de roda de conversa

por Bartolomeu Honorato publicado: 25/07/2022 10h08, última modificação: 25/07/2022 10h12

“A presença indígena na História de Alagoas” é o assunto da roda de conversa que ocorrerá, nesta terça-feira (26), no auditório do Campus Maragogi. O debate será  nos períodos da manhã e tarde é voltado a estudantes, servidores e o público em geral que queira aprender sobre a contribuição indígena na formação do estado. Até agora, já são 151 inscritos no evento. 

Segundo a professora Artemísia Soares, uma das organizadoras da atividade, a ideia do evento tem dois objetivos. O primeiro  é cumprir a parte da ementa do componente curricular História Regional. O segundo é buscar a valorização e reparação histórica daqueles que compõem a formação territorial, social e econômica do estado de Alagoas, que são comumente silenciados e até mesmo apagados da historiografia oficial.

“Será a primeira visita de um índigena alagoano ao campus Maragogi desde sua abertura, cumprindo a missão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica ao pensar na diversidade alagoana para o mundo do trabalho, mas sobretudo, para a formação cidadã dos sujeitos”, disse Artemísia Soares.

O evento também é uma promoção do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) do campus Maragogi.  No período da manhã, a programação começa a partir das 9h50 e à tarde será às 13h50. A inscrição pode ser feita neste link do formulário do google. Haverá certificado para os participantes.

Conheça os palestrantes da roda de conversa

Professor Adauto Santos da Rocha - Graduado, mestre e doutorando em História; especialista em História de Alagoas; membro do Grupo de Pesquisas em História Indígena de Alagoas (GPHIAL) e realiza pesquisas sobre os povos indígenas em Alagoas desde 2015.

Professor Cássio Júnio Ferreira da Silva - Indígena Xukuru-Kariri. Licenciado em História, possui especialização em História do Brasil e mestrado em Antropologia Social. Militante do movimento indígena atuando em nível local como membro da "Comissão de Jovens e Lideranças Xukuru-Kariri". Atualmente, está como secretário de cultura da prefeitura municipal de Palmeira dos Índios (AL).