Notícias
Oficina apresenta principais plantas medicinais da região de Maragogi
Os universitários do curso superior de Tecnologia em Horticultura do Campus Maragogi promoveram, na terça-feira (23), uma oficina sobre plantas medicinais voltada às produtoras rurais.
No encontro, os estudantes de Horticultura deram dicas de como cultivar espécies medicinais, a forma adequada de armazená-las após a colheita e os diversos usos medicinais que elas proporcionam a quem as consome. Além da oficina, as participantes também experimentaram bolos produzidos à base de cidreira e ora-pro-nobis.
Segundo a universitária Adrielly Cabral, a oficina é o resultado da disciplina de Plantas Medicinais, oferecida neste semestre pelo curso de Horticultura aos estudantes. “Nosso objetivo foi compartilhar com elas o conhecimento que tivemos nesse semestre e que elas passem para nós a vivência delas, pois a academia é um mundo e a prática é outro”, afirmou.
Cidreira, mangaba e capim santo foram algumas das plantas medicinais trabalhadas na oficina de Horticultura dos universitários. “ A casca da aroeira da praia, por exemplo, tem ação anti-inflamatória e é abundante em nossa região”, citou Adrielly.
A produtora rural, Josefa Mota da Silva, gostou bastante das dicas sobre o consumo da Hortelã da folha grossa. “Além de servir para fazer chá, dá para a gente usar no tempero de casa fazendo um pernil”, contou. Ela acrescentou ainda que agora sabe que o armazenamento correto das plantas deve ser num lugar seco, arejado e longe de insetos e roedores.