Você está aqui: Página Inicial > Campus > Maragogi > Notícias > Oficina apresenta principais plantas medicinais da região de Maragogi
conteúdo

Notícias

Oficina apresenta principais plantas medicinais da região de Maragogi

por Bartolomeu Honorato publicado: 25/09/2025 16h50, última modificação: 25/09/2025 16h53
Exibir carrossel de imagens Bartolomeu Honorato Parte da oficina ocorreu na estufa do curso

Parte da oficina ocorreu na estufa do curso

Os universitários do curso superior de Tecnologia em Horticultura do Campus Maragogi promoveram, na terça-feira (23), uma oficina sobre plantas medicinais voltada às produtoras rurais.

No encontro, os estudantes de Horticultura deram dicas de como cultivar espécies medicinais, a forma adequada de armazená-las após a colheita e os diversos usos medicinais que elas proporcionam a quem as consome. Além da oficina, as participantes também experimentaram bolos produzidos à base de cidreira e ora-pro-nobis.

Segundo a universitária Adrielly Cabral, a oficina é o resultado da disciplina de Plantas Medicinais, oferecida neste semestre pelo curso de Horticultura aos estudantes. “Nosso objetivo foi compartilhar com elas o conhecimento que tivemos nesse semestre e que elas passem para nós a vivência delas, pois a academia é um mundo e a prática é outro”, afirmou.

Cidreira, mangaba e capim santo foram algumas das plantas medicinais trabalhadas na oficina de Horticultura dos universitários. “ A casca da aroeira da praia, por exemplo, tem ação anti-inflamatória e é abundante em nossa região”, citou Adrielly.

A produtora rural, Josefa Mota da Silva, gostou bastante das dicas sobre o consumo da Hortelã da folha grossa. “Além de servir para fazer chá, dá para a gente usar no tempero de casa fazendo um pernil”, contou. Ela acrescentou ainda que agora sabe que o armazenamento correto das plantas deve ser num lugar seco, arejado e longe de insetos e roedores.