Você está aqui: Página Inicial > Campus > Maragogi > Notícias > Novos cursos e a volta dos eventos marcam retrospectiva de Maragogi

Novos cursos e a volta dos eventos marcam retrospectiva de Maragogi

Abertura de laboratórios especiais, reforma da cobertura do ginásio e do refeitório também foram fatos marcantes de 2022 na escola

por Bartolomeu Honorato publicado: 29/12/2022 13h12, última modificação: 29/12/2022 13h59
Exibir carrossel de imagens Bartolomeu Honorato Hosptur ocorreu no mês de setembro, no auditório do Campus

Hosptur ocorreu no mês de setembro, no auditório do Campus

A abertura de novos cursos de qualificação profissional para população do Litoral Norte de Alagoas, a volta de grandes eventos esportivos e culturais no Campus Maragogi e as melhorias na infraestrutura da unidade de ensino são os fatos que marcaram alunos, servidores e comunidade externa, em 2022.

O principal destaque da retrospectiva de 2022 do Campus Maragogi foi o crescimento na oferta de capacitações profissionais. A escola ganhou um curso técnico em Serviços de Restaurante e Bar integrado ao ensino médio, na modalidade Educação de Jovens e Adultos. Seu processo seletivo está em andamento.

Um feito expressivo da instituição foi receber autorização do Ministério da Educação para ofertar o superior de Tecnologia em Horticultura na próxima edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Além disso,  ela está com a turma de especialização em Ciências da Natureza e Matemática em funcionamento aos sábados.  Essas duas formações são as primeiras da região em formato presencial e de acesso público.

Outra conquista deste ano foi a formação de 133 jovens de 15 a 29 anos de idade em 9 cursos  oferecidos pelo Espaço 4.0  do Campus Maragogi, segundo o relatório do projeto. O laboratório promoveu diversas formações, como internet das coisas, robótica educacional e eletrônica básica. A iniciativa é uma parceria do governo federal com o Instituto Federal de Alagoas.

"Mesmo com as restrições orçamentárias impostas pelo governo federal, o Campus Maragogi cresceu em vários aspectos. O principal deles foi a verticalização do ensino, onde saímos de 2 cursos para 5, sendo 3 técnicos, 1 superior e 1 especialização. Quando olhamos este ano, percebemos uma retrospectiva positiva”, avaliou a diretora-geral do Campus, Sandra Maria Patriota Ferraz .

O retorno dos grandes eventos - até então suspensos pela pandemia da Covid - marcaram a unidade de ensino. Em setembro, o VI Hosptur reuniu estudantes, profissionais da área de Hospedagem e Turismo para debater o setor. Já em dezembro, foi a vez dos Jogos de Verão, Um dia no Parque e o Intervibe, que promoveram atividades esportivas, educacionais e culturais.

Laboratórios abriram para uso de alunos e professores neste ano

Laboratórios começam a funcionar e refeitório tem cobertura recuperada

O principal destaque na área de infraestrutura do Campus Maragogi foi o início do funcionamento dos laboratórios especiais das áreas técnicas de Agroecologia e de Hospedagem.  O primeiro servirá ainda para uso na graduação de Tecnologia em Horticultura e o segundo para o técnico em Serviços de Restaurante e Bar.

A recuperação da cobertura do refeitório do Campus Maragogi e a reforma nas mesas estão na lista de fatos relevantes de  2022. O espaço foi danificado em função das fortes chuvas ocorridas no período do inverno.

Já no final deste ano, uma das obras mais esperadas pelos atletas da escola começou a ser realizada: a recuperação do telhado do ginásio de esportes. O coordenador de Infraestrutura, Manutenção e Transportes, Manuel Neto, informou que a obra está  orçada em R$ 185 mil e deve ser concluída até abril do próximo ano.

Uma sala modular com ar condicionado, que serve como ambiente de aula e espaço de reuniões administrativas, foi mais uma novidade do ano. Outros fatos importantes de 2022 foram: paisagismo no Campus e retorno das visitas técnicas .