Você está aqui: Página Inicial > Campus > Maragogi > Notícias > Mulheres Mil realiza aula inaugural do curso de Agricultor Orgânico
conteúdo

Notícias

Mulheres Mil realiza aula inaugural do curso de Agricultor Orgânico

Solenidade ocorreu, na sexta-feira (27), no auditório do Campus Maragogi, e contou com servidores públicos e familiares de alunas

por Bartolomeu Honorato publicado: 30/09/2024 11h51, última modificação: 30/09/2024 11h57
Exibir carrossel de imagens Bartolomeu Honorato Equipe envolve servidores do Ifal Maragogi e gestores da Reitoria

Equipe envolve servidores do Ifal Maragogi e gestores da Reitoria

O Programa Mulheres Mil realizou, nesta sexta-feira (27), a aula inaugural do curso de Agricultor Orgânico a 63 mulheres de assentamentos rurais do município de Maragogi, região Norte de Alagoas. A iniciativa - desenvolvida pelo Instituto Federal de Alagoas - visa promover a formação profissional e tecnológica e o aumento da escolaridade do público feminino em situação de vulnerabilidade social.

Em um evento bastante prestigiado, a solenidade começou por volta das 14h45 no auditório do Campus Maragogi, na praia de Peroba. A frente de honra foi formada por representantes do Instituto Federal de Alagoas e da prefeitura do município. Coube a supervisora do curso, Monica Porto, dar as boas vindas ao público presente e iniciar os discursos.

Em sua fala, Mônica destacou a resiliência da mulher em conciliar atividades familiares, estudos e sonhos de qualificação profissional. “A certificação que elas vão obter será a primeira da vida de algumas dessas mulheres e nós estamos juntas nesse processo, uma vez que a educação é libertadora e permite o empoderamento feminino”, enunciou. Ela também citou que as aulas já estão ocorrendo, às tardes, na unidade de ensino, em Peroba.

A diretora-geral do Campus Maragogi, Sandra Maria Patriota Ferraz, abordou, durante o discurso, que é papel do Ifal ofertar capacitação que mude a condição de vida das pessoas. “Nossa instituição tem a obrigação de acolhê-las e estamos felizes por isso. Ficaremos mais felizes quando ocorrer a solenidade de certificação dessas mulheres, que são alunas guerreiras e que buscam realizar seus sonhos”, frisou.

Último a discursar no evento, o pró-Reitor de Extensão do Ifal, Gilberto Gouveia Neto, enfatizou que o Programa Mulheres Mil - responsável por ofertar o curso de Agricultor Orgânico - está se expandindo no Ifal. “Hoje o programa está presente em sete dos 16 campi e a meta é cada um ter o Mulheres Mil, que foi abraçado pelos servidores de Maragogi e pelas estudantes matriculadas”, afirmou Gilberto Gouveia Neto. No final da fala, incentivou as alunas a permanecerem na capacitação a fim de receberem o certificado, em dezembro deste ano.

Familiares das participantes do curso também compareceram ao evento

A solenidade contou ainda com a presença da coordenadora do Mulheres Mil, Tâmara Lúcia, a diretora de Ensino do Campus Maragogi, Sibele Castro, o secretário adjunto de Agricultura da prefeitura de Maragogi, José Daílson. Estiveram presentes, no auditório, a assessora de Extensão do Ifal, Maria Betânia Villar, além de servidores do Ifal e familiares das  participantes da formação em Agricultor Orgânico.