Você está aqui: Página Inicial > Campus > Maragogi > Notícias > Maragogi promove encontro para promoção da Floricultura em AL
conteúdo

Notícias

Maragogi promove encontro para promoção da Floricultura em AL

por Bartolomeu Honorato publicado: 16/12/2024 16h07, última modificação: 16/12/2024 16h15
Exibir carrossel de imagens Bartolomeu Honorato Visita à plantação de girassois

Visita à plantação de girassois

O Instituto Federal de Alagoas, Campus Maragogi, realizou, nesta terça-feira (10), o 1º Encontro para Promoção da Floricultura no Litoral Norte de Alagoas, cujo objetivo foi apresentar ao público a viabilidade dessa cultura e compartilhar as experiências do projeto “Flores para Todos”, desenvolvido no interior da Paraíba. 

O encontro começou por volta das 14h, no auditório da instituição e contou com a presença de estudantes, servidores, agricultores da cidade e representantes do poder público. A frente de honra do evento foi composta pelo representante da Secretaria de Agricultura de Maragogi, Dailson Oliveira, a professora do curso superior de Horticultura, Mônica Lima Alves, a diretora-geral do Campus Maragogi, Sandra Ferraz e o pró-Reitor de Extensão do Ifal, Gilberto Gouveia Neto.

Em seu discurso, a professora Mônica explicou que a ideia do 1º Encontro de Promoção da Floricultura surgiu dentro da disciplina  de Floricultura ministrada por ela no curso superior de Horticultura, em Maragogi. “Queremos colocar Maragogi como produtor de flores, pois temos áreas de assentamentos. Essa cultura não é nova, mas é algo que reúne rentabilidade e agrega valor na vida das mulheres empreendedoras”, destacou a professora.

O Pró-Reitor de Extensão do Ifal, Gilberto Gouveia Neto, destacou que o objetivo do  Instituto Federal de Alagoas é promover o desenvolvimento da região onde ele está instalado e que, ações voltadas ao empreendedorismo feminino, fazem parte do leque de atuação do Instituto. 

“Somos parceiros das mulheres empreendedoras e da Secretaria de Agricultura de Maragogi para incentivar a floricultura, já que é uma atividade geradora de empregos e renda”, destacou o Pró-Reitor ao acrescentar que esse trabalho também visa uma produção sustentável, no meio ambiente.

Laís Barreto apresentando palestra

Após o momento de discursos, o público acompanhou a palestra “Empreendedorismo Feminino na Floricultura", ministrada pela  professora Laís Barreto, da Universidade Federal da Paraíba. Em sua exposição, apresentou as experiências do “Projeto Flores para Todos”, o qual é  desenvolvido numa parceria entre órgãos públicos, iniciativa privada e mulheres de cidades do interior da Paraíba. 

O projeto inclui a realização de oficinas de cultivo de flores e produção de substratos, participação em feiras para expor e vender produtos, além da promoção do turismo rural com visitas aos locais de produção das flores. Ela abordou as possibilidades que o investimento nesse segmento pode trazer a Maragogi.

“Esse mercado está em aberto para a questão hoteleira em Maragogi e as mulheres podem atender as pousadas e hotéis com assinaturas semanais de flores. É também uma cultura que demanda pouco espaço para produção”, sugeriu Laís Barreto. Ela citou que o setor da Floricultura gerou R$19 milhões, no Brasil, em 2023, conforme dados do Instituto Brasileiro de Floricultura (Ibraflor). 

Em seguida, os participantes do evento visitaram a plantação experimental de girassóis cultivada por alunos e professores do curso superior de Horticultura.  No local, os visitantes receberam orientações a respeito do cultivo dessa cultura.