Você está aqui: Página Inicial > Campus > Maragogi > Notícias > Maragogi promove aulão preparatório para Olimpíada de Astronomia

Maragogi promove aulão preparatório para Olimpíada de Astronomia

Evento será na quarta-feira (11) e terá revisão de conteúdos que mais caem na prova e resolução de questões de provas anteriores da OBA

por Bartolomeu Honorato publicado: 05/05/2022 08h42, última modificação: 05/05/2022 08h51
Exibir carrossel de imagens Arquivo/divulgação Pedro Lucas (terceiro da esquerda para direita) e Alexander Barone (quinto da esquerda para direita) premiados em 2020

O Campus Maragogi realiza na próxima quarta-feira (11) um aulão preparatório para a prova da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). A expectativa da organização do evento é que cerca de cem alunos compareçam ao auditório da unidade de ensino para revisar os assuntos que mais caem no exame, que está programado para ocorrer presencialmente no dia 20 deste mês, nas salas de aulas da escola.

A comissão organizadora do evento informou que os alunos do Campus inscritos na OBA podem participar do aulão, que ocorrerá das 8h às 12h e das 13h às 17h. Os professores Eric Oliveira, Márcio Siqueira e Ronaldo Filho vão revisar conteúdos de Matemática básica, conceitos de Astronomia e Astronáutica e responder questões de provas anteriores da Olimpíada. Haverá distribuição de material de estudo aos participantes e não precisa de inscrição para entrar no evento de quarta-feira.

A OBA 2022 volta a ser presencial após ser realizada em formato remoto, em 2020 e 2021, por conta da pandemia de Covid-19. Os professores de Física do Campus esperam que a escola repita o bom desempenhos das últimas edições. “Nosso Campus, assim como várias escolas da região, tem histórico de medalhas. Mesmo quando não tínhamos observações astronômicas e lançamentos de foguetes em função da pandemia, ganhamos medalhas nas versões virtuais de 2020 e de 2021”, disse o professor Márcio Siqueira, que representa a OBA em Maragogi.

Em 2020, Maragogi levou ouro com o estudante Alexsander Barone Santos Ferreira e bronze  com Pedro Lucas de Lima Teixeira. Em 2021, o Campus ganhou ouro e prata.

Segundo Eric Oliveira, o mundo entrou em uma nova fase de prospecção espacial a partir de inovações científicas que ocorrem todo instante e que são divulgadas na mídia.“Temos o telescópio espacial James Webb, que entrará em atividades nos próximos dias, permitindo aos cientistas entenderem melhor o início do universo”, citou.

O professor acrescentou que, segundo notícias publicadas pela agência espacial americana (NASA), ela planeja o retorno definitivo do homem à lua nos próximos cinco anos para uma base espacial. “Tudo isso gera nos jovens curiosidade e interesse por assuntos científicos”, afirmou.

Eric Oliveira disse ainda que o Campus tem desenvolvido diversas ações voltadas à astronomia e astronáutica. Curso de ensino, oficinas de observação com telescópios e laçamentos de foguetes estão na lista de iniciativas desenvolvidas dentro da unidade de ensino e em escolas públicas parceiras de atividades de extensão.