Você está aqui: Página Inicial > Campus > Maragogi > Notícias > Maceió recebe o espetáculo Auto de Natal na quarta (19)

Maceió recebe o espetáculo Auto de Natal na quarta (19)

Peça mistura história da chegada de Cristo a elementos da cultura popular do Nordeste. Será às 19h, no Ifal Maceió.

por Bartolomeu Honorato publicado: 18/12/2018 08h51, última modificação: 18/12/2018 09h01
Exibir carrossel de imagens Artistas anunciam entrada de Herodes

Artistas anunciam entrada de Herodes

Maceió recebe na quarta-feira (19) o Auto de Natal, espetáculo que conta ao público a história do nascimento de Jesus misturada a elementos da cultura popular nordestina, como o reisado e a dança do coco. O espetáculo é gratuito e será, às 19h, no Instituto Federal de Alagoas (Ifal), campus Maceió.

Encenado por estudantes do Ifal Maragogi, o grupo teatral Cruzeiro do Norte vai levar ao público emoção em forma de música, dança e interpretação para contar a chegada de Cristo ao mundo. “O enredo não muda, pois a história do Natal tem de ser contada daquele jeito, mas o texto é voltado para o cordel e outros elementos culturais do Nordeste”, afirma o diretor do espetáculo, professor Ricardo Araújo. A apresentação dura uma hora e meia.

A entrada de Herodes no palco é um dos pontos altos do espetáculo. A cena une dança árabe, figurino inspirado no império romano e reflexão sobre temas sociais. “É cenicamente bela e forte. As meninas trazem fogo, que é de uma beleza impactante. Nessa hora, Herodes manda matar as crianças e as mulheres de Ramá contam a história de seus filhos sendo mortos no SUS e em situações de violência, conta Ricardo Araújo.

Para chegar ao mês de dezembro com textos, danças e músicas prontas para cada cena do Auto de Natal, os integrantes do Cruzeiro do Norte passaram por oficinas artísticas de junho a setembro deste ano, no campus Maragogi. Conforme o professor de Artes, Ricardo Araújo, os ensaios de preparação da trupe são regulares e só terminarão horas antes da última apresentação da turnê 2018.

A primeira edição da peça ocorreu em 2015, em Maragogi, e no ano seguinte tornou-se itinerante, percorrendo cidades do litoral norte de Alagoas. Vinculado às ações de extensão do campus Maragogi, o Auto conta hoje com o envolvimento de 100 pessoas, entre alunos, ex-estudantes e outros participantes da comunidade externa ao campus. A turnê termina em Porto Calvo, na sexta-feira (21).