Você está aqui: Página Inicial > Campus > Maragogi > Notícias > Jovens assumem protagonismo na luta por um litoral mais sustentável

Jovens assumem protagonismo na luta por um litoral mais sustentável

Ativistas ambientais desenvolvem ações de conscientização e preservação de praias em Maragogi e São Miguel dos Milagres

por Bartolomeu Honorato publicado: 08/06/2022 13h13, última modificação: 08/06/2022 13h59
Mutirão realizado na praia de Barra Grande, em Maragogi

Erick Phelipe Ramos dos Santos, 25 anos, e Maria Eduarda Nascimento Santos, 22 anos, fazem graduações diferentes, moram a mais de 40 km de distância um do outro e curtem viagens distintas em pontos turísticos, mas há algo em comum entre os dois: o ativismo ambiental. Ele comanda uma ONG que promove educação ambiental nas redes sociais e nas escolas da região onde mora; ela é representante de projetos nacionais de preservação costeira.

Com mais de três mil seguidores no Instagram, o “Soluções Ambientais” leva ao público informação acessível sobre educação ambiental há mais de um ano. Posts informativos, lives, fotos de ações sustentáveis, jogos educacionais e sorteios de brindes estão entre as ações virtuais de sensibilização utilizada por Erick Phelipe.

A Organização realiza mutirão de limpeza das praias de Maragogi. Os voluntários orientam turistas a terem atitudes sustentáveis no dia a dia e assinam com eles termos de compromisso ambiental. “Também produzimos artigos científicos e capítulos de livros a partir de questionários aplicados no evento, que conta sempre com estudantes do Ifal Maragogi”, afirmou Erick Phelipe.

Os voluntários ainda promovem caça ao tesouro, ecogincana, BBB Eco e o Master EngBrasil, competição em que estudantes de engenharia apresentam respostas aos problemas de meio ambiente, em Maragogi. “Trazemos o tema educação ambiental de forma didática e criativa para que todos possam se entreter e serem sensibilizados mesmo sem perceberem que estão sendo”, comentou o ambientalista.

O interesse por questões ambientais surgiu na vida de Erick quando ele cursava o ensino fundamental em uma escola estadual do município de Barreiros, Mata Sul de Pernambuco. Ele teve contato com a disciplina de educação ambiental. “Foi lá que comecei a falar da água e árvores. Eu também aprendi o que era coleta seletiva e fiquei encantando com esse tema que o professor apresentava”, lembrou.

O ambientalista fez técnico de Agroecologia integrado ao ensino médio no Instituto Federal de Alagoas, em Maragogi. O rapaz tem na memória o primeiro dia de aula com sua professora de ecologia, que perguntou qual profissão aos alunos queriam seguir quando concluíssem seus estudos. “Respondi a ela que queria ser engenheiro ambiental, empreendedor e que minha casa seria toda sustentável. Cá estou no último ano de Engenharia Ambiental e Sanitária da Ufal”, contou.

O empreendedorismo ambiental surgiu na vida de Erick durante a pandemia de Covid-19, em 2021. Decidiu colocar em prática o que havia aprendido dentro da universidade. “Perguntei a mim: o que vou fazer agora com tudo paralisado? Aí surgiu a ideia da conta “Soluções Ambientais”, cujo objetivo era interagir com as pessoas para solucionar problemas cotidianos. Elas perguntavam e eu respondia pelo instagram”, descreveu. No primeiro mês, já havia seguidores de Minas Gerais e Bahia interagindo com o perfil.

Desde a infância a luta ambiental se tornou bandeira de Maria Eduarda

O encontro marcante de Maria Eduarda com a causa sustentável ocorreu quando ela tinha nove anos de idade em projetos do ICMBIO e da Área de Proteção Ambiental (APA) Costa dos Corais, no Litoral Norte de Alagoas. Aos 13 anos, ingressou na iniciativa Jovens Protagonistas, atuando como voluntária na causa sócio-ambiental, em São Miguel dos Milagres.

No ensino médio, ela atuou como bolsista na área de desenvolvimento sustentável em ações desenvolvidas pelo Instituto Federal de Alagoas, campus Maragogi. “Hoje eu não me vejo atuando em algo que não seja a causa ambiental”, ressaltou a jovem, que cursa Direito na Universidade Federal de Alagoas e pretende se especializar em ações judiciais envolvendo o tema que gosta.

A filha e neta de pescadores hoje atua na Secretaria de Meio Ambiente da prefeitura de São Miguel dos Milagres, desenvolvendo ações de conscientização e recuperação ambiental na cidade litorânea, como alertar a população local a proteger o peixe-boi. “Duda”, como é conhecida em São Miguel, também tem trabalhos em conjunto com a ONG SOS Mata Atlântica, Fundação Toyota do Brasil e é embaixadora do projeto Ilhas do Rio.

A ONG Soluções Ambientais desenvolve ao longo dos dias atividades alusivas à Semana do Meio Ambiente em escolas do município de Maragogi em parceria com a prefeitura da cidade. As ações incluem didáticas dentro do projeto “Caminhos das Águas”, onde é abordada a importância da água para o turismo na região Norte de Alagoas. Já “Duda” está executando atividades comemorativas na cidade de São Miguel dos Milagres, como concurso de vídeos educacionais com a temática ambiental.