Você está aqui: Página Inicial > Campus > Maragogi > Notícias > Inscrições já estão abertas para curso de produção de hortaliças

Inscrições já estão abertas para curso de produção de hortaliças

publicado: 30/08/2022 13h44, última modificação: 30/08/2022 13h50
Bartolomeu Honorato Alface cultivado por estudantes de Agroecologia

Alface cultivado por estudantes de Agroecologia

O curso online de “Produção de hortaliças em pequenos espaços” já está com inscrições abertas e qualquer pessoa pode participar da capacitação, que dará direito ao certificado após aprovação em duas avaliações ao fim dos estudos. A iniciativa é ofertada por estudantes do curso técnico de Agroecologia do Campus Maragogi.

Segundo o coordenador da capacitação, Marcelo Cavalcante, o participante aprenderá que não precisa gastar dinheiro com equipamentos e ferramentas para plantar seu alimento. “Ele receberá informações sobre a propagação das principais hortaliças, os cuidados com as plantas e a atenção que deverá ter no planejamento antes do plantio. Ele verá que só precisará de disposição”, disse. Ele acrescentou que o aluno vai assistir a um passo a passo de como plantar e de utilizar garrafas PET no processo.

Marcelo Cavalcante informou que todo o conteúdo das aulas está disponível no Google Classroom, tanto textos quanto vídeos gravados. Não haverá momento presencial ou síncrono. “Como disponibilizamos um grupo de discussão no WhatsApp, quem tiver interesse, poderá tirar dúvidas por lá ou entrar em contato pelo e-mail marcelo.cavalcante@ifal.edu.br”, explicou.

A iniciativa é desenvolvida por quatro alunos do curso técnico de Agroecologia e que participam de um projeto de ensino. Eles estudam o tema em sala de aula, preparam a apresentação dos conteúdos, escrevem o roteiro da aula e fazem a gravação.

Para Marcelo, a formação é importante porque a ingestão diária de hortaliças impacta a saúde e o bolso do consumidor. “A Anvisa tem detectado resíduos de agrotóxicos nos vegetais, frutas e hortaliças. Cultivar seu próprio alimento, além de gerar produtos limpos e saudáveis, pode vir a ser um hobby que trará redução nos custos com supermercados”, argumentou.

Produção de hortaliças é o quarto curso de um total de dez ofertados pela área de Agroecologia do Campus Maragogi. O primeiro foi o de “Composto orgânico”, o segundo foi a “Prática de calagem” e o terceiro a “Vermicompostagem”. Outros ainda estão em produção.

Cursos gratuitos com inscrições abertas

Produção de hortaliças em pequenos espaços

Produção de composto orgânico

A prática da calagem