Notícias
Ifal entrega salas modulares, estufas e móveis de laboratórios
Em solenidade bastante prestigiada, a comunidade interna recebeu a visita do deputado federal Paulão (PT), autor de emendas para o Ifal
Deputado federal Paulão (PT) durante discurso no Campus Maragogi
O Instituto Federal de Alagoas (Ifal) realizou, nesta segunda-feira (18), a entrega de salas modulares, estufas e móveis dos laboratórios de Agroecologia e Horticultura e de Hospedagem, no Campus Maragogi. Os recursos para a montagem dessas estruturas foram adquiridos por meio da emenda parlamentar do deputado federal Paulão (PT-AL).
Em solenidade bastante prestigiada pela comunidade interna do Ifal, o evento começou com uma apresentação teatral de alunos do Campus Maragogi contando as travessuras de uma elfa na floresta encantada. Após a encenação, o presidente do Grêmio Estudantil Carolina Maria de Jesus, Jaciel Bernardo Santos da Silva, abriu o momento de discursos, no auditório, falando da importância do Instituto na região Norte de Alagoas.
“Nosso instituto representa muito para nós porque se destaca como a melhor escola pública da região na oferta do ensino médio. Ela também oferece uma gama de serviços que não há em nenhuma outra escola por aqui. Agradeço a diretora Sandra e gestão, a Reitoria e ao deputado Paulão por nos proporcionarem esse momento”, disse.
Em seguida, o secretário de Meio Ambiente de Recursos Hídricos de Alagoas, Gino César Meneses Paiva, destacou como foi o processo de instalação do Instituto Federal de Alagoas em Maragogi, há 14 anos, quando ele ocupava o cargo de Superintendente do Incra de Alagoas.
“Precisava-se de um local para instalar o Ifal ou em Maragogi ou em Porto Calvo. Vimos a possibilidade de ter um Campus do Ifal dentro de um assentado da reforma agrária, em Maragogi. Enquanto se construía o Ifal neste local, cedemos o espaço da Fundação Costa dos Corais para seu funcionamento temporário”, contou.
O próximo discurso foi o da diretora-geral do Campus Maragogi, Sandra Ferraz, a qual abordou o crescimento da unidade de ensino na oferta de capacitações. “Começamos com os cursos técnicos de Agroecologia e de Hospedagem. Hoje, já temos mais um técnico (Restaurante e Bar na modalidade Educação de Jovens e Adultos), um superior de Tecnologia em Horticultura e uma especialização em Ciências da Natureza e Matemática”, descreveu a diretora que também agradeceu o apoio do secretário Gino César Meneses Paiva e do deputado Paulão ao Ifal.
Alagoas ganha mais 3 campi com a expansão da rede federal de educação
O deputado federal Paulão (PT) enfatizou, em sua fala, a expansão da rede federal de educação durante o governo Lula. “Antes de Lula eram 160 campi de Institutos Federais e agora são mais de 600. Só em Alagoas eram 4 e hoje já são 16 unidades e, em breve, o Ifal terá mais 3 nas cidades de Mata Grande, Girau de Ponciano e no bairro de Jacintinho, em Maceió”, comparou o deputado ao afirmar que os Institutos Federais plantam sementes de educação e cidadania para os filhos e filhas da classe trabalhadora.
Fechando o período de discursos, o reitor do Instituto Federal de Alagoas, Carlos Guedes Lacerda, agradeceu o apoio do deputado Paulão pela atenção e carinho dedicados ao Ifal, instituição da qual ele foi estudante. “Com a oferta de novos cursos em Maragogi, foi necessário adquirir salas de aula modulares, conteiner para almoxarifado, equipamentos e móveis planejados nos laboratórios. Ficamos muito felizes com o apoio de Paulão para isso se tornar realidade”, declarou. O reitor ainda citou as ações do deputado na aquisição de veículos para os 16 campi do Instituto.