Você está aqui: Página Inicial > Campus > Maragogi > Notícias > I Encontro Pedagógico do Campus Maragogi em 2017

I Encontro Pedagógico do Campus Maragogi em 2017

Evento também contou com a socialização das experiências vivenciadas pela pedagoga do campus no programa “Missão Pedagógica no Parlamento 2017”

publicado: 10/08/2017 18h11, última modificação: 11/08/2017 15h16

Na quarta-feira (09/08), o IFAL Campus Maragogi, tendo reiniciado o ano letivo nesta semana, realizou um Encontro Pedagógico elaborado pela equipe do Departamento Acadêmico (Sandra Patriota, Fabrícia Carla e Lucielma Semião), cuja programação segue abaixo.

O evento teve dois momentos distintos: pela manhã, a abordagem foi de temas diretamente ligados às atividades do campus, relativas ao ensino, com a participação de todo o corpo docente.

No período da tarde, tendo a Professora Anne Francialy como mediadora, o debate foi sobre a reforma do ensino médio proposta pelo governo. A apresentação ficou por conta das Diretoras da PROEN, Margareth Nunes e Verônica de Medeiros, que, numa apresentação didaticamente impecável, mostraram a necessidade de intensificarmos as discussões sobre a reforma, sob pena de arcarmos com prováveis prejuízos.

O encerramento do encontro ficou com a apresentação da Coordenadora Pedagógica do Campus, Fabrícia Carla, que falou sobre as experiências vividas no programa Missão Pedagógica no Parlamento 2017, ocorrido em Brasília.

O programa é uma capacitação em educação para democracia destinada a professores, orientadores e coordenadores pedagógicos dos ensinos fundamental e médio de escolas públicas de todo Brasil, visando formar professores comprometidos com a disseminação de práticas educativas para o fortalecimento da democracia, privilegiando a escola como espaço para o aprendizado e a vivência de valores democráticos e de participação cidadã.

Para participar do programa, os interessados devem se inscrever no processo seletivo, que consiste na participação no curso a distância “Educação para Democracia e o Parlamento”. São disponibilizadas para o curso 16 vagas por estado e DF, totalizando 432 vagas preenchidas por sorteio eletrônico. Os 54 participantes com melhor desempenho no curso, observada a distribuição de duas vagas por estados e DF, são convocados para participar do programa de capacitação Missão Pedagógica no Parlamento.

Para se candidatar, o educador deve atuar nos Ensinos Fundamental e/ou Médio em escola pública como professor regente, coordenador ou orientador pedagógico e ter interesse em trabalhar temas como democracia, cidadania, política e/ou Poder Legislativo com os estudantes.

Fabrícia foi uma das escolhidas em Alagoas por seu desempenho, indo a Brasília  participar do módulo presencial do programa, que abordou conhecimentos relacionados à educação para democracia nas escolas e temas relativos às instituições democráticas, em especial, o Parlamento.

Ao final do Encontro, foi conversado com o grupo acerca de ideias para projetos/atividades de ensino ligados às temáticas: valores coletivos, educação para a democracia e ações do Poder Legislativo.