Você está aqui: Página Inicial > Campus > Maragogi > Notícias > Experimentos despertam curiosidade em crianças pelo estudo do solo

Experimentos despertam curiosidade em crianças pelo estudo do solo

Exposição do curso superior de Horticultura mostrou ao público as características do solo, seu processo de formação e as cores encontradas nele.

por Bartolomeu Honorato publicado: 30/08/2023 16h53, última modificação: 30/08/2023 16h57
Exibir carrossel de imagens Bartolomeu Honorato Estudantes atentos à explicação na coloroteca

Estudantes atentos à explicação na coloroteca

Uma mistura de água, cola e terra para produzir tinta foi suficiente para despertar o interesse de estudantes do ensino fundamental em aprender o que é o solo, suas características e processos de sua formação. Esse aprendizado ocorreu durante a visita à Experimentoteca do Solo - montada pelo curso superior de Horticultura do Instituto Federal de Alagoas -, na tarde desta terça-feira (29), no Campus Maragogi.

As crianças prestaram bastante atenção às medidas dos ingredientes adicionados pela monitora aos recipientes de preparo das tintas, pois elas foram chamadas a produzirem seu material de pintura para utilização nas cartolinas fixadas nas paredes do Campus. Os monitores ainda explicaram à turma as diversas finalidades que as civilizações dão ao solo.

“Chamaram a minha atenção as cores do solo porque dá para fazer pinturas só usando recursos naturais e também existem culturas que usam o solo para fazerem marcações na terra, esculturas e estátuas”, contou o estudante Isaque Fernando Lopes Silva, 11 anos.

A universitária Maria Nadege da silva Santos foi uma das responsáveis por apresentar às crianças os conhecimentos da Experimentoteca. Para ela, o evento mostrou que a diversão é a melhor maneira de ensinar algo às crianças. “Elas vieram ansiosas para verem a exposição e brincarem, principalmente, com a parte da cor e textura do solo”, percebeu a universitária, que coletou 36 amostras de areia em barreiras que vão de Passo de Camaragibe a São Miguel dos Milagres para produção das tintas.

Crianças aprendem texturas do solo

Segundo um dos organizadores do evento, Jailson do Carmo Alves, a atividade desta terça-feira foi a primeira do curso superior de Horticultura voltada ao público externo do Instituto Federal de Alagoas. O objetivo de quem preparou a exposição foi apresentar às crianças diversos assuntos relacionados ao solo.

“Foi um momento de muita aprendizagem e diversão para os estudantes do Ifal e os visitantes. Trabalhamos a questão do solo, como suas propriedades e características, de forma lúdica com as crianças, que manusearam a terra, colocando ‘a mão na massa’. O encontro foi positivo”, avaliou o professor.