Você está aqui: Página Inicial > Campus > Maragogi > Notícias > Evento vai debater afronegócio no auditório do Campus Maragogi
conteúdo

Notícias

Evento vai debater afronegócio no auditório do Campus Maragogi

Encontro vai orientar o público sobre empreendedorismo e mostrar histórias de sucesso no negócio, apresentadas pelos palestrantes

por Bartolomeu Honorato publicado: 27/10/2022 13h42, última modificação: 27/10/2022 13h49
Encontro vai trazer dicas de empreededorismo para o público

Encontro vai trazer dicas de empreededorismo para o público

A contribuição do negro ao desenvolvimento regional de Alagoas por meio do afronegócio é o assunto que será abordado na palestra do dia 1º de novembro no auditório do Campus Maragogi. O evento é organizado pela disciplina de História Regional em parceria com o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas  e o Núcleo Voluntário de Eventos de Maragogi.

Com o título “Cultura diaspórica: ancestralidade como narrativa afrofuturista e geradora de impacto social”, o evento vai de 9h às 12h e das 13h30 às 16h. Haverá credenciamento dos participantes para posterior entrega de certificados e a inscrição é gratuita e pode ser feita no @hospedagemifalmaragogi.

Segundo uma das organizadoras da palestra, Artemísia Soares, o evento pretende alcançar os estudantes dos cursos técnicos de Agroecologia e de Hospedagem do Campus Maragogi, além de outros públicos. Foram convidados ainda representantes das Secretarias de Educação dos municípios de Maragogi e Japaratinga.

“Também visa quem busca aprofundar o conhecimento acerca do empreendedorismo social, cumprindo assim uma das finalidades da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, que é ofertar educação profissional e tecnológica, em todos os seus níveis e modalidades, formando e qualificando cidadãos com vistas na atuação profissional nos diversos setores da economia, com ênfase no desenvolvimento socioeconômico local, regional e nacional" , disse Artemísia Soares.

Para a organizadora, o encontro será mais que uma discussão sobre igualdade racial. “Quem participar terá contato com a perspectiva de potência e valorização do legado da cultura diaspórica. O que isso significa? Significa apresentar como empreendedores pretos podem desenvolver e/ou já desenvolvem seu potencial inventivo e de geração de impacto social por meio do afroempreendedorismo criativo”, explicou.

Quem estiver no auditório do Campus, vai acompanhar histórias de sucesso no afronegócio, troca de experiências e detalhes de estratégias para alavancar empreendimentos sob uma perspectiva inovadora, social e antirracista.

Palestrantes:

Jonathan Silva - Ganhador dos Prêmios da Fundação Tide Setubal para apoio ao desenvolvimento de lideranças pretas e o de Pretos Empreededores da Central Única das Favelas - CUFA. Administrador, Co-fundador da Rede Cenafro em Alagoas, CEO da Startup Formmer Afro, consultor em Afroempreendedorismo e Gestão de Afronegócios.

Luíla de Paula - Jornalista e professora Especialista em Educação em Direitos Humanos e Diversidades. Pós-graduada em Gestão de Pessoas, Marketing e MBA em Gerenciamento de Projetos. A afroempreendedora fundou a Negra-Mina Consultoria em Diversidade e Inclusão, desenvolvendo plano de alinhamento profissional e de carreira com olhar afrocentrado para o propósito de vida. Ela atua também na Comunicação, Empreendedorismo Social e Cultural.  

INFORMAÇÕES: artemisia.soares@ifal.edu.br