Você está aqui: Página Inicial > Campus > Maragogi > Notícias > Profissionais do Ifal integram evento on-line sobre turismo em tempos de pandemia
conteúdo

Notícias

Profissionais do Ifal integram evento on-line sobre turismo em tempos de pandemia

Proposta é articulada, em nível local, pelo Ifal Maragogi e a Ufal Penedo

por Roberta Rocha publicado: 09/07/2020 16h07, última modificação: 09/07/2020 16h26

Profissionais do Instituto Federal de Alagoas - Ifal, da Universidade Federal de Alagoas - Ufal e de organizações vinculadas ao Turismo irão integrar a programação de um evento on-line para discutir o cenário do setor pós-pandemia e as demandas de qualificação profissional na área. O encontro virtual com depoimentos e debates entre especialistas será transmitido ao vivo pelo Youtube, no dia 14 de julho, de 9h às 12h e 14h às 17h, no canal Qualificação e Turismo em Alagoas.  

A iniciativa é coordenada pelas professoras Artemísia Soares do Ifal Maragogi e Silvana Pirillo da Ufal Penedo, em articulação com a Universidade de Brasília - UNB e o Ministério do Turismo. Para participar, basta fazer a inscrição gratuitamente neste link e acompanhar as atividades no dia do evento.

"O objetivo é construir com gestores institucionais e educadores um panorama, de caráter exploratório, das demandas de qualificação profissional do setor turístico e de suas condições efetivas de atendimento, tendo como base os programas de qualificação profissional, o perfil dos alunos e as condições socioeconômicas do estado de Alagoas", detalha Artemísia.

A live proposta atende, em âmbito mais amplo, a um chamado do Ministério do Turismo, que está reavaliando o Plano Nacional de Qualificação em Turismo e convocou a UNB, através do seu Centro de Excelência em Turismo, para coordenar a interlocução com as demais instituições envolvidas no processo. Em Alagoas, Ifal Maragogi e a Ufal Penedo estão à frente das atividades e decidiram propiciar, com o evento, a troca de ideias e o levantamento dos interesses e demandas locais para qualificação em turismo no cenário pós-pandemia.

Os pesquisadores Renato Lôbo (Ifal) e Daniel Vasconcelos (Ufal) também atuaram na construção do momento de diálogo com trabalhadores e estudiosos em Turismo. "Somos quatro encampando esse projeto. Desde o início de junho de 2020, o Campus Maragogi passou a desenvolver pesquisas em parceria com o curso de graduação em Turismo da Ufal em Penedo, para o Plano Nacional de Qualificação em Turismo", explica a representante do Ifal Maragogi.  

Programação - A importância do evento para o desenvolvimento das políticas públicas de  turismo no estado de  Alagoas fez os organizadores convocarem grandes nomes da área para palestrar na ocasião. Estão escalados, além das coordenadoras e dos auxiliares do projeto em questão, os docentes do Ifal Marechal Deodoro Alan César Moura e do Ifal Maceió José Almeida.

Os profissionais Ana Carvalho, Cláudia Pessoa, Jair Galvão, Sandra Villanova, Vinícius Lages, Alexandre Henrique Dantas e Renata Lima, representando a Costa dos Corais Convention & Visitor Bureau, Fecomércio, Semtel, Sedetur, Sebrae, Senac e Ufal, respectivamente, completam o time de palestrantes.

Para mais informações, os interessados devem entrar em contato pelo e-mail @pnqt.alagoas@gmail.com.

Turismo na pandemia

Turismo na pandemia