Você está aqui: Página Inicial > Campus > Maragogi > Notícias > Evento discute educação financeira e cyberbullying no Campus

Evento discute educação financeira e cyberbullying no Campus

por Bartolomeu Honorato publicado: 28/11/2023 18h12, última modificação: 28/11/2023 18h12
Exibir carrossel de imagens Bartolomeu Honorato Abertura do evento feita pela diretora Sandra Ferraz

Abertura do evento feita pela diretora Sandra Ferraz

Noções básicas de administração financeira para jovens e como combater a violência virtual se proteger dela foram os assuntos debatidos, nesta segunda-feira (27), durante o evento “Jovens na Vida Real”, promovido por estudantes do segundo ano do curso técnico de Hospedagem do Instituto Federal de Alagoas - Campus Maragogi, no auditório da unidade de ensino.

Na primeira palestra do período da tarde, o vice-presidente de Governança da Costa dos Corais, Walter Costa, apresentou ao público a definição de educação financeira. “ É saber ganhar, gastar, poupar e investir para ter melhor qualidade de vida para você e sua família”, definiu

Segundo Walter, o grande desafio da educação financeira é a falta da discussão sobre o assunto na comunidade escolar, lares e sociedade. “Há pessoas que ficam amedrontadas quando se fala em administrar o dinheiro”, disse ao acrescentar que uma das ações para a saúde das finanças é poupar. “Eu quero ter um carro. O que tenho feito para isso? Tenho que guardar dinheiro. Antigamente havia o porquinho e isso é um bom exemplo de como poupar”, citou.

Em seguida, foi a vez da psicóloga Mikilândia Oliveira abordar o tema violência virtual. No começo da conversa com os alunos, ela definiu o que é  bullying, o qual se configura como um quadro de agressões contínuas e possui características de perseguição. “Essas agressões podem ser de ordem verbal, física e psicológica”, detalhou a psicóloga ao complementar que a versão virtual dessa prática chama-se cyberbullying e que utiliza como ferramentas computadores e celulares.

A psicóloga aconselhou os estudantes a refletirem sobre suas ações a fim de evitar que certas atitudes se tornem cyberbullying. A dica dela é ter sempre empatia. “É olhar para o outro e pensar: o que eu não quero que façam comigo, eu não farei com ninguém. Se nos colocarmos na posição do outro, nossa vida será diferente”, recomendou. Para ela, algumas perguntas ajudam a questão:  Isso machuca o outro? isso é desrespeitoso para ele?

As palestras desta terça-feira foram propostas pelo Projeto Jovens na Vida Real. Segundo um dos participantes dessa iniciativa, Darlington Dantas, a ideia é trazer o jovem para “ a vida real”. “Queremos que eles saiam dessa visão ilusória, da geração malhação, do conto de fadas... Queremos trazê-los para a realidade. Que eles se movam e transformem seu ambiente de vida”, resumiu.