Notícias
Turma de Agroecologia visita laboratório de reúso da água na Paraíba
Estudantes do curso de Agroecologia do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), campus Maragogi, visitaram o Instituto Nacional do Semiárido (Insa) para conhecer tecnologias de reutilização de água e a Embrapa Algodão para aprofundar conhecimentos acerca da produção de algodão. As visitas aconteceram nos dias 29 e 30 de novembro, em Campina Grande (PB).
No Insa, os estudantes conferiram as iniciativas voltadas para a reutilização de água, como o plantio da palma a partir de água tratada de esgoto. O coordenador do curso de Agroecologia, Jailson do Carmo Alves, explicou que o objetivo das visitas técnicas é aprofundar o conhecimento teórico do curso. “Nós visualizamos na prática as tecnologias discutidas em sala de aula”, declarou.
Já na Embrapa Algodão, os 35 estudantes conheceram como é feito o plantio de amendoim, mamona e sisal. Também visitaram o laboratório de fibras e fios dos diferentes tipos de algodão e de controle de pragas, como o bicudo.
Para o estudante de Agroecologia, Matias da Silva Nascimento, o conteúdo abordado em sala de aula foi conferido na prática durante a visita técnica. “Temos uma disciplina de irrigação e drenagem e trabalhamos muito com essa questão de água. Um dos temas nessa disciplina é o sistema alternativo de irrigação, onde você aprende a economizar água para irrigação”, detalhou.
Além dos estudantes do quarto ano de Agroecologia, participaram da visita os professores Jailson do Carmo Alves, Francisco Xavier, Mônica Lima Alves Pôrto e Oscar Mariano Hafle.