Você está aqui: Página Inicial > Campus > Maragogi > Notícias > Estudantes de Agroecologia lançam curso gratuito para adubo do solo

Estudantes de Agroecologia lançam curso gratuito para adubo do solo

por Bartolomeu Honorato publicado: 23/06/2022 09h02, última modificação: 23/06/2022 09h02

O campus Maragogi está com inscrições abertas para estudantes da unidade de ensino e comunidade externa fazerem o curso online “Prática de calagem”. As 10 horas de vídeos-aulas já estão prontas e o interessado pode vê-las, no Google Classroom. O inscrito terá direito ao certificado após aprovação em duas avaliações no final da capacitação.

Segundo o coordenador dessa capacitação, Marcelo Cavalcante, a calagem é uma das práticas agrícolas mais importantes na produção vegetal e animal. Consiste na aplicação de calcário, insumo utilizado para diminuir a acidez do solo (aumentar seu pH), além de fornecer cálcio e magnésio, nutrientes essenciais para as plantas.

As aulas apresentam informações de como realizá-la de forma correta, etapas a serem seguidas durante sua aplicação. “Muitos produtores não fazem a análise de solo e nem utilizam o calcário em suas áreas de produção, motivo pelo qual ocorrem as baixas produtividades”, explicou. As gravações trazem ainda o passo a passo de como realizar os cálculos da quantidade de calcário que deverá ser aplicado em uma área.

“Todo o conteúdo está disponível no Classroom, tanto textos quanto vídeos gravados pelos alunos que participam do projeto. Não haverá momento presencial ou síncrono. Como disponibilizamos um grupo de discussão no WhatsApp, quem tiver interesse, poderá tirar dúvidas por lá ou entrar em contato pelo e-mail marcelo.cavalcante@ifal.edu.br”, informou Marcelo Cavalcante.

A iniciativa é desenvolvida por cinco alunos do terceiro ano do curso técnico de Agroecologia. Eles estudam o tema em sala de aula, preparam a apresentação dos conteúdos, escrevem o roteiro da aula e fazem a gravação. “Prática da calagem” faz parte de um pacote de 11 cursos que serão ofertados de forma online ao público até novembro deste ano.

O primeiro curso lançado equipe foi o de “Composto orgânico”, que recebeu 131 de Alagoas, Pernambuco, Ceará, Minas Gerais e Rio de Janeiro. A equipe já trabalha na elaboração da terceira capacitação que será oferta ao público: produção de húmus de minhoca.

Faça sua inscrição aqui