Você está aqui: Página Inicial > Campus > Maragogi > Notícias > Discursos emocionados e bate papo com egressos marcam Hosptur

Discursos emocionados e bate papo com egressos marcam Hosptur

Abertura do evento teve apresentação musical de alunos e programação continua hoje com talk show reunindo empresários do segmento

por Bartolomeu Honorato publicado: 27/09/2022 09h47, última modificação: 27/09/2022 09h51
Exibir carrossel de imagens Bartolomeu Honorato Hosptur também objetiva aproximar empresários dos futuros técnicos de Hospedagem

Discursos emocionados de professores e histórias de sucesso profissional de egressos do Campus Maragogi marcaram ontem a abertura do Hosptur, que tem por tema “A formação técnica e o mundo do trabalho em hospitalidade e turismo”. A programação acaba hoje com rodas de conversa empresarial, fórum e parte prática em laboratório, na unidade de ensino.

O auditório da instituição estava lotado de estudantes, servidores e público externo para acompanhar as discussões do primeiro dia do VI Hosptur, que é voltado a quem estuda ou atua em Turismo e Hospitalidade. A programação começou por volta das 8h30 com a execução do Hino Nacional e de Alagoas e em seguida houve apresentação musical. Depois ocorreram os discursos de abertura e bate papo com egressos, que terminou perto das 12h. Parte da programação se repetiu à tarde.

A diretora de Ensino, Edinéia Alves Homem, fez a abertura da atividade destacando a importância do Hosptur em debater as perspectivas de mercado de trabalho para os jovens que estão cursando Hospedagem ou que a concluíram. “Discutir o mundo do trabalho é de extrema importância e isso é a cara do Ifal. Parabenizo a equipe pela escolha do tema e que seja um evento lindo para alunos, egressos e servidores”, destacou.

Emocionada no palco, a coordenadora do curso de Hospedagem, Anne Francialy Costa, disse que a instituição vive um momento de muita alegria ao presenciar o Hosptur ser realizado no auditório do Campus após dois anos em formato remoto. “É muito representativo estarmos hoje olhando para nós, pois o tema que escolhemos diz sobre nós. Hoje é um dia de muita emoção, realização e festa por estarmos juntos nos olhando”, ressaltou. Em 2021, ele foi realizado conjuntamente pelos Campi de Maragogi, Maceió e Marechal.

A presidente da Comissão Organizadora do evento, Sibele Castro Silva, enfatizou que o Hosptur começou a ser pensado em abril por professores e alunos. Eles sugeriram temas, montaram as equipes de trabalho e prepararam a logística da programação, desde a elaboração de convite à realização do cerimonial.

“Fizemos tempestades de ideias para chegar ao tema e definir aquilo que estamos trazendo para público. É um evento especial porque estamos voltando a presencialidade e é também uma oportunidade de estreitar nossa relação com o mercado de trabalho”, afirmou ao acrescentar que a programação objetiva ainda fazer o participante olhar para si e reflitir sobre o curso que está fazendo e a vida profissional pós-Ifal.

Egressos conversam com alunos sobre mercado de trabalho

Entender o que as empresas buscam no colaborador e ter força de vontade para buscar seus objetivos profissionais são as dicas de ouro para quem quer ingressar no mercado de trabalho de Turismo e Hospitalidade. Para quem já está dentro dele e almeja posições de destaque, a recomendação é acumular experiências. Esses são os conselhos de jovens que passaram pelo curso técnico de Hospedagem do Ifal Maragogi e que hoje estão atuando no segmento.

Colaborador em um grupo empresarial que gerencia 3 grandes resorts em Alagoas, Rudson Veras, afirmou ao público que é preciso estar atento a dois pontos para ingressar no mercado de trabalho. “No dia a dia, pesa o lado pessoal para alcançar seus objetivos e outro lado é entender como o mercado opera, o que ele exige do colaborador, o tipo que a empresa busca”, explicou ao se definir como sortudo por entrar na empresa que está atualmente. “Além de respeitar as medidas trabalhistas, ela foca muito no desenvolvimento pessoal”, finalizou.

Recém-contratada como gerente de uma pousada na cidade de Japaratinga, Gizelle Celly da Silva, compartilhou com os presentes que já atuou como recepcionista, camareira e colaborada em central de relacionamento. Essa experiência acumulada em setores diferentes fez com que se destacasse profissionalmente. “Estou aonde estou pelo meu desempenho nesses locais em que trabalhei, que agregaram experiências à vida profissional e pessoal. Meu conselho é: tomar iniciativa sempre”, orientou. Em 2023, o estabelecimento o qual gerencia vai abrir as portas para os turistas que visitarem o município.

Veja a programação desta terça-feira