Você está aqui: Página Inicial > Campus > Maragogi > Notícias > Dinâmicas alertam para os cuidados com a saúde mental

Dinâmicas alertam para os cuidados com a saúde mental

Programação do Setembro Amarelo, no Campus Maragogi, reuniu alunos e servidores, na sexta-feira (29), nos períodos da manhã e tarde

por Bartolomeu Honorato publicado: 03/10/2023 17h18, última modificação: 03/10/2023 17h21
Exibir carrossel de imagens Bartolomeu Honorato em dinâmica, alunos escrevia situações enfrentadas no cotidiano

em dinâmica, alunos escrevia situações enfrentadas no cotidiano

Dinâmicas de grupo animaram os estudantes e os servidores do Campus Maragogi, na sexta-feira (29), e os alertaram sobre os cuidados com a saúde mental. A programação, organizada por servidoras da unidade de ensino, foi alusiva ao Setembro Amarelo, que é o mês dedicado às campanhas de prevenção ao suicídio.

O público começou a se juntar no pátio do Campus para o início das atividades depois das 10h. Algumas pessoas foram convidadas pela servidora Fernanda Lopes a percorrem um circuito desenhado no chão com uma lista de atividades a serem realizadas, como pular igual a um sapo, girar tal qual os planetas e tocar nas estrelas. O fim do trajeto reservava uma linda frase de empatia.

Em outra tarefa, os estudantes anotavam em balões as situações que os incomodavam e os fixavam na parede. Em seguida, eles retiravam as bexigas de lá e as estouravam no chão, passando a mensagem de que as pessoas têm mais força que as suas dificuldades. Perto de meio-dia, os alunos enviaram diversas perguntas à psicóloga Ellen Carvalho sobre questões de saúde mental.

“As perguntas feitas ali nos fizeram concluir algumas coisas: a ansiedade tem sido vista como a grande inimiga a ser combatida e nossos alunos têm a necessidade de lidarem também com a ansiedade das pessoas em seu entorno”, elencou a psicóloga do Campus Maragogi. Ela destacou ainda os questionamentos dos alunos acerca do sentimento do perdão.

“Isso merece grande atenção, já que estamos falando de pessoas que nem têm tanto passado assim, ou seja: a infância e a adolescência, de modo geral, têm pesado sobre os ombros dos nossos alunos”, enfatizou Ellen Carvalho. As atividades foram reproduzidas no período da tarde.