Você está aqui: Página Inicial > Campus > Maragogi > Notícias > Curso técnico de Restaurante e Bar abre seleção para novos alunos

Curso técnico de Restaurante e Bar abre seleção para novos alunos

por Bartolomeu Honorato publicado: 23/05/2023 10h51, última modificação: 23/05/2023 11h21
Exibir carrossel de imagens Bartolomeu Honorato No curso, eles aprendem a fazer drinks e montar pratos.

No curso, eles aprendem a fazer drinks e montar pratos.

As inscrições do processo seletivo para novos alunos do curso técnico em Serviços de Restaurante e Bar - EJA ocorrerão de 30 de maio a 30 de junho deste ano. Serão oferecidas 40 vagas, no período noturno, no Instituto Federal de Alagoas - Campus Maragogi.

O edital informa que é preciso ter concluído o 9º ano do Ensino Fundamental (antiga 8ª série do 1º grau) ou equivalente até a data da matrícula e ter idade mínima de 18 anos completos até o dia da matrícula para se inscrever na seleção.

A inscrição ocorrerá presencialmente pelo candidato na Coordenação de Registros Acadêmicos (CRA) do Campus Maragogi (Rod. AL 101 norte, Km 139, Peroba), das 8h às 16h, no período de 30 de maio a 30 de junho de 2023.

Conforme edital, o interessado precisa levar ao local documento oficial com foto, CPF (caso o número não conste no documento oficial com foto), frente e verso do Histórico Escolar e do Certificado de Conclusão do Ensino Fundamental ou equivalente.

O edital diz ainda que não será cobrada taxa de inscrição ao candidato e que 70% das vagas em disputa são destinadas a quem cursou todo o ensino fundamental em escola pública ou equivalente.  Essa reserva inclui também renda familiar por pessoa, autodeclaração étnica e existência de deficiência reconhecida.

A lista dos candidatos pré-selecionados para matrícula será publicada até 1º de julho de 2023, no site https://exame.ifal.edu.br. A matrícula dos pré-selecionados deverá ser feita presencialmente na CRA do Campus Maragogi, no período de 3 a 7 de julho de 2023,das 08h às 16h. (Ver item 5.4)

Alunos contam com laboratório para aulas práticas

O edital mostra ainda que a seleção terá etapa única e levará em conta a idade e o tempo que os inscritos concluíram o Ensino Fundamental. Um candidato com 52 anos de idade e que terminou a 8ª série do antigo 1º grau há mais de 20 anos teria 25 pontos na seleção, por exemplo. (Ver item 4.1)

O Serviço em Restaurante e Bar ocorrerá na modalidade de Educação de Jovens e Adultos e é integrado ao ensino médio. A formação funcionará no horário das 18h30 às 22h, no Campus Maragogi, e possui 2.200 horas distribuídas em 6 semestres. As aulas começarão dia 17 de julho e é gratuito.