Você está aqui: Página Inicial > Campus > Maragogi > Notícias > Superior de Horticultura realiza aula inaugural no Campus Maragogi

Superior de Horticultura realiza aula inaugural no Campus Maragogi

O evento reuniu estudantes, servidores públicos e representantes de órgãos de agropecuária, produtores rurais e secretários de Agricultura

por Bartolomeu Honorato publicado: 27/04/2023 10h48, última modificação: 27/04/2023 10h56
Exibir carrossel de imagens Bartolomeu Honorato Aula inaugural ocorreu no auditório do Campus Maragogi

Aula inaugural ocorreu no auditório do Campus Maragogi

Em dia histórico para o Litoral Norte de Alagoas, o Instituto Federal de Alagoas realizou, nesta quarta-feira (26), a aula inaugural do primeiro curso superior, público e presencial da região, no auditório do Campus Maragogi.

O primeiro dia de aula do superior de Tecnologia em Horticultura foi bastante prestigiado e contou com a presença de representantes do Instituto Federal de Alagoas, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Coopeagro, secretários municipais de Agricultura, produtores rurais, estudantes e servidores públicos de diversos órgãos.

Em seu discurso, a diretora-geral do Campus Maragogi, contou um pouco da história da unidade de ensino, que chegou a Maragogi há mais de dez anos. “Começamos nossa vida no Litoral Norte com dois cursos: Agroecologia e Hospedagem. Hoje já temos cinco, sendo que nesta quarta, estamos presenciando o primeiro dia de aula de Horticultura”, citou.

A pró-reitora de Ensino do Instituto Federal de Alagoas, Maria Clemilda Ferreira da Silva, destacou a importância de a região Norte de Alagoas possuir um curso superior presencial e público. “Esse momento é histórico para nossa instituição, pois é o primeiro curso de Horticultura do Ifal e o primeiro da região”, destacou ao citar a relevância de órgãos ligados à Horticultura estarem presentes na solenidade, em Maragogi.

O coordenador do curso, Marcelo Cavalcante,  citou ao público todo o processo de criação do curso,  como o desenvolvimento de estudos para sua instalação,  a organização dos espaços do Campus para abrir a graduação,  o processo de divulgação do superior entre o público e a realização de matrículas. Em sua fala, agradeceu a todos que contribuíram para que ele se tornasse realidade, em Maragogi.

A turma pioneira ingressou pelo Sistema de Seleção Unificada (SISU) e por processo seletivo complementar, organizado pelo Instituto Federal de Alagoas, em 2023. O funcionamento da turma é no período da tarde.

A graduação tem carga horária de 3.100 horas distribuídas em 6 semestres e serão ministradas por professores com mestrado e doutorado, que atuam no Instituto Federal de Alagoas, em Maragogi. Tem à disposição diversos laboratórios, biblioteca, auditórios e equipe profissional de assistência ao discente formada por nutricionista, assistente social e psicóloga.