Você está aqui: Página Inicial > Campus > Maragogi > Notícias > Curso de produção de húmus de minhoca está com inscrições abertas

Curso de produção de húmus de minhoca está com inscrições abertas

Também estão disponíveis ao público os cursos de compostagem e prática de calagem. Todos são gratuitos e dão direito ao certificado

por Bartolomeu Honorato publicado: 02/08/2022 07h15, última modificação: 02/08/2022 07h15
Bartolomeu Honorato

O campus Maragogi está com inscrições abertas para estudantes da unidade de ensino e comunidade externa fazerem o curso online “Vermicompostagem”. As vídeos-aulas já estão prontas e os interessados podem vê-las no Google Classroom. O inscrito terá direito ao certificado após aprovação em duas avaliações no final da capacitação.

Segundo o coordenador da iniciativa, Marcelo Cavalcante, a vermicompostagem é uma prática agroecológica que utiliza minhocas para produção de adubo orgânico. “Enquanto a minhocultura tem como objetivo a minhoca para venda (alimentação de peixes, rãs, pesca), a vermicompostagem visa a produção de húmus, que é um adubo orgânico altamente nutritivo para as plantas”, explicou.

O participante aprende, no decorrer do curso, a importância da vermicompostagem para o meio ambiente e agricultura. “Abordamos as características das principais espécies conhecidas, sua anatomia e fisiologia, as instalações de produção e manejo, bem como a colheita e armazenamento de húmus, que é de excelente qualidade, de baixo custo e de fácil produção”, explicou ao acrescentar que o húmus e as minhocas são opções de venda para quem sabe produzi-los.

Marcelo Cavalcante informou que  todo o conteúdo está disponível no Classroom, tanto textos quanto vídeos gravados. Não haverá momento presencial ou síncrono. “Como disponibilizamos um grupo de discussão no WhatsApp, quem tiver interesse, poderá tirar dúvidas por lá ou entrar em contato pelo e-mail marcelo.cavalcante@ifal.edu.br”, disse Marcelo Cavalcante.

A iniciativa é desenvolvida por quatro alunos do curso técnico de Agroecologia e que participam de um projeto de ensino. Eles estudam o tema em sala de aula, preparam a apresentação dos conteúdos, escrevem o roteiro da aula e fazem a gravação.

A vermicompostagem é o terceiro curso de um total de dez ofertados pela a área de Agroecologia do campus Maragogi. O primeiro foi o de “Composto orgânico” e o segundo foi a “Prática de calagem”. Outros ainda estão em produção.

Cursos gratuitos com inscrições abertas:

Húmus de minhoca

Compostagem