Notícias
Edital de curso de capacitação em tecnologia deve sair ainda este mês
Estudantes de escolas municipais e do estado, localizadas em Maragogi, poderão participar da seleção do Centro de estudos
Um edital de seleção de jovens para treinamento em uso de tecnologias destinadas à agricultura deverá ser lançado ainda este mês pelo Instituto Federal de Alagoas, campus Maragogi. A unidade de ensino vai selecionar 160 estudantes de escolas do município que participarão do Centro de estudos e capacitação em soluções para a Agricultura 4.0 (Cecsa).
Segundo o coordenador do projeto, Alexandre Nascimento dos Santos, poderão participar da iniciativa alunos da escola estadual Batista Acyoli e de toda a rede municipal da cidade, mas a primeira etapa prevê apenas a participação de duas escolas municipais. Os nomes dessas unidades de ensino serão anunciados com a publicação do edital.
Ao longo do curso, os selecionados vão aprender a usar tecnologias versáteis e de baixo custo para solucionar problemas encontrados no dia a dia de propriedades rurais. “Poderão aplicar essas tecnologias para monitorar e processar dados meteorológicos, automatizar sistemas de irrigação, automatizar exaustores para controle da temperatura em galpões, monitorar o nível e a vazão de cursos d’água, automatizar o acendimento de luzes em instalações e residências rurais”, exemplificou. As aulas serão no formato remoto e presencial.
Alexandre adiantou que os professores das escolas atendidas pelo Centro serão convidados a participarem do processo de aplicação de tecnologias dentro desses estabelecimentos de ensino. “Hortas com irrigação autônoma e estações para medidas do clima serão incentivadas em cada escola parceira”, citou o coordenador.
No mês passado, o Cecsa divulgou os nomes de seis selecionados para as vagas de instrutor e monitor do projeto. Eles desenvolverão atividades de apoio aos envolvidos no curso, produção de relatórios e outras ações. O Centro de estudos e capacitação em soluções para a Agricultura 4.0 foi aprovado em seleção promovida pelo Instituto Federal do Espírito Santo.