Notícias
Aula inaugural do Mulheres Mil reúne mais de 50 alunas em São Luís
Programa oferta curso de Agricultura Orgânica voltada à capacitação técnica de mulheres de assentamentos rurais e elevação da escolaridade
Pró-Reitor de Extensão, Gilberto Neto, fala o que é o curso de Agricultura Orgânica
O curso de Agricultura Orgânica realizou sua aula inaugural, na manhã desta quarta-feira (31), na zona rural do município de São Luís do Quitunde, região Norte de Alagoas. A capacitação - promovida pelo Programa Mulheres Mil do Instituto Federal de Alagoas - vai atender mais de 50 estudantes nos assentamentos Duas Barras e Amor, naquela cidade.
A solenidade começou por volta das 9h30 com a formação da frente de honra, composta por representantes do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), Emater, Secretaria de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos, Emater- AL e lideranças rurais de São Luís do Quitunde.
Em seu discurso, o pró-Reitor de Extensão do Ifal, Gilberto Neto, destacou a importância da qualificação profissional de mulheres das comunidades que recebem o curso. “Será possível gerar renda a partir da produção orgânica nos assentamentos e adquirir conhecimentos de cultivo e empreendedorismo”, enfatizou. O pró-Reitor disse ainda que estudantes e professores do Ifal darão suporte às participantes em uma nova fase da capacitação.
A secretária de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos, Maria Silva, ressaltou o papel do Instituto Federal de Alagoas na luta contra a desigualdade de gênero na educação e no trabalho. “Eu fico feliz com o Programa Mulheres Mil do Ifal, que tem esse olhar diferenciado voltado às mulheres, chegando aos assentamentos e interior do nosso estado. Que seja o primeiro de muitos certificados que elas terão”, comemorou.
Compuseram a frente de honra: O pró-Reitor de Extensão do Ifal, Gilberto Neto; o presidente dos Programas Institucionais da Reitoria, Roland dos Santos Gonçalves; a diretora-geral do Campus Maragogi, Sandra Ferraz; a representante da Emater, Cinês Honorato; a equipe local do Programa Mulheres Mil, Maria Betânia Vilar e Gabriela Lins Veiga; as estudantes do curso de Agricultura Orgânica, Maria Aparecida Soares dos Santos e Vanilda Vanderlei Pereira;
O curso de Agricultura Orgânica vai levar às alunas de Duas Barras e Amor, num período de três meses, conhecimentos sobre cultivo orgânico, gestão e logística da produção, aulas de empreendedorismo e orientações sobre como acessar serviços públicos. A meta do curso é oferecer formação técnica sólida e elevar a escolaridade das estudantes.