Você está aqui: Página Inicial > Campus > Maragogi > Notícias > Aula inaugural do Mulheres Mil reúne mais de 50 alunas em São Luís

Aula inaugural do Mulheres Mil reúne mais de 50 alunas em São Luís

Programa oferta curso de Agricultura Orgânica voltada à capacitação técnica de mulheres de assentamentos rurais e elevação da escolaridade

por Bartolomeu Honorato publicado: 31/01/2024 17h18, última modificação: 31/01/2024 17h18
Exibir carrossel de imagens Bartolomeu Honorato Pró-Reitor de Extensão, Gilberto Neto, fala o que é o curso de Agricultura Orgânica

O curso de Agricultura Orgânica realizou sua aula inaugural, na manhã desta quarta-feira (31), na zona rural do município de São Luís do Quitunde, região Norte de Alagoas. A capacitação - promovida pelo Programa Mulheres Mil do Instituto Federal de Alagoas - vai atender mais de 50 estudantes nos assentamentos Duas Barras e Amor, naquela cidade.

A solenidade começou por volta das 9h30 com a formação da frente de honra, composta por representantes do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), Emater, Secretaria de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos, Emater- AL e lideranças rurais de São Luís do Quitunde.

Em seu discurso, o pró-Reitor de Extensão do Ifal, Gilberto Neto, destacou a importância da qualificação profissional de mulheres das comunidades que recebem o curso. “Será possível gerar renda a partir da produção orgânica nos assentamentos e adquirir conhecimentos de cultivo e empreendedorismo”, enfatizou. O pró-Reitor disse ainda que estudantes e professores do Ifal darão suporte às participantes em uma nova fase da capacitação.

A secretária de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos, Maria Silva, ressaltou o papel do Instituto Federal de Alagoas na luta contra a desigualdade de gênero na educação e no trabalho. “Eu fico feliz com o Programa Mulheres Mil do Ifal, que tem esse olhar diferenciado voltado às mulheres, chegando aos assentamentos e interior do nosso estado. Que seja o primeiro de muitos certificados que elas terão”, comemorou.

Compuseram a frente de honra:  O pró-Reitor de Extensão do Ifal, Gilberto Neto; o presidente dos Programas Institucionais da Reitoria, Roland dos Santos Gonçalves; a diretora-geral do Campus Maragogi, Sandra Ferraz; a representante da Emater, Cinês Honorato; a equipe local do Programa Mulheres Mil, Maria Betânia Vilar e Gabriela Lins Veiga; as estudantes do curso de Agricultura Orgânica, Maria Aparecida Soares dos Santos e Vanilda Vanderlei Pereira;

O curso de Agricultura Orgânica vai levar às alunas de Duas Barras e Amor, num período de três meses, conhecimentos sobre cultivo orgânico, gestão e logística da produção, aulas de empreendedorismo e orientações sobre como acessar serviços públicos. A meta do curso é oferecer formação técnica sólida e elevar a escolaridade das estudantes.