Você está aqui: Página Inicial > Campus > Maceió > Notícias > Ifal Maceió e Secretaria de Segurança Pública estabelecem parceria para desenvolvimento de aplicativo
conteúdo

Notícias

Ifal Maceió e Secretaria de Segurança Pública estabelecem parceria para desenvolvimento de aplicativo

Projeto Coruja busca participação de estudantes da área de tecnologia. Aplicativo pode prevenir crimes a partir de evidências registradas.
por Gabriela Rodrigues publicado: 28/02/2024 15h32, última modificação: 01/03/2024 14h38

Superar os desafios em segurança pública, utilizando a inovação como ferramenta de transformação em Alagoas, foi o foco da reunião entre a gestão do Ifal Maceió e integrantes da equipe da Secretaria de Segurança Pública do Estado - SSP, representada na ocasião pelo coronel Raumário Jerônimo Santos, que apresentou no Instituto o Programa Coruja. O grupo esteve reunido no Gabinete da Direção Geral debatendo estratégias para desenvolvimento do programa.

Aplicativo pode prevenir crimes a partir de evidências registradas.O Programa Coruja consiste no desenvolvimento de um software para mapeamento criminal e coleta de informação que favoreçam ações preventivas, baseadas em evidências, para evitar a ocorrência de crimes, a partir de eviências registradas pela comunidade via aplicativo. O programa faz parte de uma política de governo que abrange 5 frentes de atuação (módulos) interrelacionadas e pode ter a participação de alunos do Ifal, dos cursos de Sistemas de Informação e Desenvolvimentos de Sistemas, na confecção da ferramenta.

Aplicativo pode prevenir crimes a partir de evidências registradas.

A parceria entre a Segurança Pública do Estado e o Ifal, ainda não oficializada mas já celebrada informalmente entre os representantes das duas instituições, vai abrir possibilidades para estágios na áea de tecnologia, para o desenvolvimento do aplicativo, em fase de projeto. Dentre os módulos de atuação do sistema, está o de Mapeamento Criminal, que consiste no mapeamento da região a ser estudada, do fenômeno criminal e do georreferenciamento dos dados obtidos com as pesquisas nos bancos de dados; e ações baseadas em evidências, que tratam de ferramentas para assessorar o policiamento de problemas atuais de segurança pública, baseando-se em dados fornecidos pela comunidade usuária via aplicativo.

Aplicativo pode prevenir crimes a partir de evidências registradas.Com o Programa Coruja, será possível, a partir da inovação, a  prevenção, detecção  e resposta para possíveis crimes. O diretor do Ifal Maceió, Givaldo Oliveira, destacou sobre a importância da ferramenta para ações preventivas referentes à segurança e colocou o Instituto à disposição do Programa para oficializar a parceria e abrir a possibilidade de estágio para estudantes da área de Informática do Ifal Maceió.

Saiba mais sobre o Programa Coruja