Você está aqui: Página Inicial > Campus > Maceió > Notícias > Representantes do Governo do Estado debatem parceria com gestão e pesquisadores do Ifal
conteúdo

Notícias

Representantes do Governo do Estado debatem parceria com gestão e pesquisadores do Ifal

Projeto de peneira automatizada favorece cadeia produtiva do sururu
por Gabriela Rodrigues publicado: 14/12/2023 16h52, última modificação: 14/12/2023 17h01
Exibir carrossel de imagens Equipes do Ifal e do Governo do Estado debateram a viabilidade de projetos do Colab

Equipes do Ifal e do Governo do Estado debateram a viabilidade de projetos do Colab

Equipe gestora do Governo de Alagoas formada pela secretária extraordinária da Primeira Infância, Paula Dantas, e do secretário executivo do Cooperativismo e Economia Solidária, Adalberon Sá Júnior, esteve em visita técnica no Campus Maceió para conhecer os projetos de inovação tecnológica desenvolvidos no Instituto  pelo Laboratório Compartilhado de Pesquisa e Inovação - Colab. A visita teve como destaque a apresentação do projeto da Peneira Elétrica, desenvolvida por alunos e pesquisadores do Grupo de Pesquisa em Redes Inteligentes do Campus Maceió – GPRI,  que desenvolveram artefato automatizado para separação do sururu de sua casca.

Saiba mais aqui sobre o projeto

Equipe técnica do Governo do Estado acompanhou demonstração sobre a peneira automatizada

 

Durante a visita, foram discutidas possíveis parcerias para fortalecer as ações de pesquisa e extensão no Instituto, contribuindo com as iniciativas promovidas pelo Governo do Estado de Alagoas. Além disso, buscou-se soluções que possam melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores que atuam na cadeia produtiva do sururu. O objetivo é encontrar soluções inovadoras para problemas sociais, aprimorando tecnologias que possibilitem o uso desses equipamentos pelos trabalhadores que dependem da pesca do sururu como fonte de renda.

Secretária extraordinária da Primeira Infância, Paula Dantas, e do secretário executivo do Cooperativismo e Economia Solidária, Adalberon Sá Júnior falaram com pesquisadores e gestores do Ifal Maceió sobre inovação, tecnologia e impacto socialO diretor do campus Maceió Givaldo Oliveira destaca que o Ifal Maceió reconhece a importância das parcerias estratégicas para promover a inovação, contribuindo para o desenvolvimento da comunidade e impulsionando o empreendedorismo local. A secretária de Governo Paula Dantas informou que a equipe do Governo do Estado permanece comprometida em investir em projetos que unam tecnologia e cooperativismo em benefício da sociedade. "Continuaremos trabalhando em busca de melhorias e soluções que beneficiem a todos, e a parceria com o Ifal, que oferece expertise e tecnnologia em prol da comunidade, expande o nosos olhar para isso", destacou a secretária de Estado.