Você está aqui: Página Inicial > Campus > Maceió > Notícias > Estudante do Campus Maceió é selecionada para o Projeto Lapassion

Estudante do Campus Maceió é selecionada para o Projeto Lapassion

Jéssica Higino passará duas semanas solucionando problemas com alunos da rede federal e Portugal

por Jhonathan Pino publicado: 24/08/2022 13h30, última modificação: 25/08/2022 09h11

Uma aluna do Campus Maceió foi selecionada para o Projeto Lapassion em Rede e deve embarcar no próximo dia 19 para o Instituto Federal de Goiás (IFG), Campus Itumbiara. Por cerca de 10 dias Jéssica Higino estará reunida com alunos de dezenas de instituições parceiras do Erasmus+, no Brasil e em Portugal, em busca de soluções multidisciplinares para diferentes problemas que afetam a juventude, voltados a aspectos como inovação, habilidades técnicas e internacionalização nas Instituições de Ensino Superior.

A estudante do sétimo período da Licenciatura em Química foi selecionada por meio do Edital nº 25/2022 - PRPPI/IFAL e, para custear sua participação nas etapas presenciais em Goiás, receberá uma bolsa no valor de R$ 11 mil. Após a conclusão do programa, ela retornará ao Ifal e deve disseminar o conhecimento adquirido com outros alunos da graduação.

Jéssica foi recebida, nesta quarta-feira (24), pela pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (PRPPI), Eunice Palmeira, e pela coordenadora de Relações Internacionais, Carolina Mendonça, para receber informações sobre os procedimentos que antecedem ao evento. Na reitoria do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), ela comentou como sua participação em projetos de pesquisa foi decisiva para a sua seleção no Lapassion. Há dois anos Jéssica vem desenvolvendo iniciação científica e em julho passado teve novamente sua bolsa renovada. Mas ela acredita que outras atividades acadêmicas foram importantes para sua escolha.

Jéssica Higino é aluna de iniciação cientíífica desde o 3º período de Licenciatura em Química.JPG

Desde que iniciei o curso, eu participo de algumas atividades na instituição, sou representante discente, faço parte do colegiado de Licenciatura em Química e isso é um ponto para participar de atividades de pesquisa. Então, o meu atual orientador, Leonardo Vieira, submeteu um trabalho e foi na coordenação do curso para procurar um aluno que pudesse participar do projeto”, recorda Jéssica.

Para ela, essas experiências lhe proporcionaram um olhar crítico para a realidade, que vai além da área de Química. “Isso desperta no estudante um senso de curiosidade, uma autonomia para a pesquisa e o estudar. Eu vejo muito no quanto eu evolui nesse sentido, da autonomia, na curiosidade, de se tornar essa pessoa mais crítica, observadora”, detalhou.

A coordenadora de Relações Internacionais do Ifal destacou que, apesar do currículo extenso, apenas uma parte dele foi levado em conta para a seleção do Lapassion. “Como Jéssica ainda está finalizando o segundo ano de iniciação científica, não podemos contabilizá-lo totalmente, mas ainda assim ela foi selecionada”, pontuou Carolina.

As gestoras ouviram da aluna que ela diariamente sai de sua cidade, São Miguel dos Campos, para passar o dia nos laboratórios do Ifal e retorna para casa apenas no horário da noite, quando acabam as aulas.

A bolsa vem favorecer o dia a dia do aluno, que sai de casa e enfrenta um cotidiano de aulas e pesquisa. Mas a iniciação científica também é um funil, que seleciona pessoas com o perfil para seguir pelo caminho da pesquisa”, comentou Eunice.

Eu costumo falar que entrei na Licenciatura em Química do IF para ter meu diploma e ser professora, mais a iniciação científica acabou mudando um pouco essa visão, despertou esse lado acadêmico, e pretendo seguir essa área de pesquisa, com que me identifiquei”, reforça Jéssica.

Sobre o Lapassion em Rede

O Lapassion é um projeto plurianual (2022-2025) baseado em boas práticas implementadas no âmbito de projeto de cooperação do Erasmus+, com a participação de outros países da Europa e América Latina. Além de sua etapa presencial, que esse ano acontece em Goiás, ele é formado por duas outras etapas de mobilidade acadêmica e outras oito semanas de atividades virtuais. Ao longo delas é utilizada uma metodologia desenvolvida pelo Brazilian Maker Project and Soft Skills Oriented for Leadership (BRAMPSSOL), proveniente de atividades anteriores, visando o desenvolvimento de soft skills, alicerçado pelo emprego de metodologias ativas de Aprendizagem Baseada em Projeto e/ou Aprendizagem Baseada em Problemas.

“O Lapassion é um projeto de referência não apenas no âmbito da União Europeia, onde surgiu, mas também para toda nossa rede federal. Os participantes do projeto terão a oportunidade de desenvolver as chamadas soft skills, como liderança, inteligência emocional e pensamento criativo. Tais habilidades são essenciais para a formação de um profissional global”, completa Carolina.

Em 2019 outro aluno do Campus Satuba foi o representante do Ifal no Projeto. Reveja aqui!.