Você está aqui: Página Inicial > Campus > Maceió > Notícias > Curso Tecnológico de Hotelaria obtém conceito 4 em avaliação de reconhecimento

Curso Tecnológico de Hotelaria obtém conceito 4 em avaliação de reconhecimento

por Gabriela Rodrigues publicado: 17/05/2023 14h27, última modificação: 17/05/2023 14h29

O curso superior de Tecnologia em Hotelaria do Campus Maceió obteve o Conceito 4 pela avaliação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais - INEP/MEC, que possibilita a renovação de reconhecimento de cursos superiores em instituições de todo o país.  Com a nota obtida, o curso permanece em funcionamento, como graduação de qualidade nacionalmente reconhecida.

De acordo com o relatório de avaliação, a comissão do INEP/MEC verificou, a partir dos dados socioeconômicos e ambientais apresentados no Projeto Político-pedagógico do Curso (PPC), subsídios para a continuidade e existência do Tecnológico em Hotelaria, coerência com o contexto educacional, com as necessidades locais e com o perfil do egresso da graduação.

A avaliação foi baseada na análise da organização didático-pedagógica do curso, do corpo docente e da infraestrutura do curso. Em relação à organização didático-pedagógica do curso, a avaliação comprovou que o curso de Hotelaria do Ifal Maceió oportuniza situações concretas vinculadas à prática profissional dos discentes, visando o desenvolvimento técnico, humano e político. A estrutura curricular que consta no PPC está implementada de acordo com o Plano de Desenvolvimento Institucional - PDI, do Ifal.

Já em relação ao corpo docente do curso de Hotelaria, consta no relatório que, segundo relato dos discentes e conforme percebido em entrevista com os docentes, os professores são comprometidos com a formação de um perfil do egresso que atenda às necessidades do mercado de trabalho. Por fim, no item Infraestrutura, a avaliação reconheceu que a Instituição oferece infraestrutura suficiente para o funcionamento do curso, envolvendo sala para professores em regime de trabalho integral, sala coletiva dos professores, sala da coordenação pedagógica, além de oferecer ao discente com necessidades especiais toda acessibilidade necessária para que o mesmo possa usufruir de uma formação inclusiva e que garanta acesso a todos os ambientes.

Para o coordenador do curso de Hotelaria Silier Morais de Souza, a boa nota do curso é fruto de um trabalho coletivo de toda a gestão do Campus Maceió, de equipes técnicas do campus envolvidas com o funcionamento do curso, da Reitoria do Ifal, do Departamento de Graduação do Instituto - DEGRAD e do corpo docente do curso. Foram muitos servidores envolvidos que não mediram esforços e, junto,  conseguimos um ótimo conceito. Também temos um Projeto Pedagógico Inspirador, inclusivo e com práticas extensionistas. Vamos continuar nossos trabalhos e fazer nosso curso cada vez melhor, garantindo à sociedade alagoana e ao trade de hospitalidade e turismo uma formação humanística e holística dos nossos egressos“, celebra o professor Silier.

Confira o relatório de avaliação do Curso Tecnológico de Hotelaria

Saiba mais sobre o curso de Hotelaria