Você está aqui: Página Inicial > Campus > EAD > Sobre a Diread > História

História

por Acássia Deliê publicado 11/03/2019 17h11, última modificação 14/04/2020 18h28

A participação do IFAL no Sistema Universidade Aberta do Brasil iniciou-se a partir do envio da proposta do Curso Superior de Tecnologia em Hotelaria a distância apresentada, entregue e aprovada pela Secretaria de Educação a distância durante o ano de 2006, em resposta ao Edital nº. 01, de 20 de dezembro de 2005, da Secretaria de Educação a Distância.

A elaboração do Projeto do Curso Superior de Tecnologia em Hotelaria se deu em parceria com a Prefeitura Municipal de Maragogi-Alagoas, que, através de conversas informais, até àquele momento, manifestava o interesse em sediar cursos de formação no nível técnico e tecnológico na área de Turismo e Hospitalidade.

Foram feitas visitas técnicas para coleta de dados de construção do projeto e na oportunidade Ana Cristina Nascimento Cavalcante Vieira, Ednaldo Farias Gomes e Jasete Maria da Silva Pereira compunham a equipe de elaboração do documento. Mais tarde, seriam designados respectivamente como Coordenadores UAB/IFAL, os dois primeiros através da Portaria nº. 657/DG, de 31 de agosto de 2006 e Coordenadora do Curso de Tecnologia em Hotelaria a distância pela Portaria n. º 756/DG, de 29 de setembro de 2006.

Aprovada a oferta do Curso, no âmbito da SEED/MEC, o IFAL iniciou uma série de visitas avaliativas aos Municípios que se candidataram a funcionar como Pólos de Apoio Presencial ao ensino a distância, a saber: Maragogi – Al, Mata de São João-Ba e Esperantina-Pi. Esta avaliação consistiu em uma análise da infra-estrutura oferecida e da logística necessária ao funcionamento do Pólo.

Após análise por comissão constituída pela SEED/MEC foram aprovados para o consórcio junto ao IFAL os Municípios de Mata de São João – Bahia e Maragogi – Alagoas.

A participação do IFAL no Sistema Universidade aberta do Brasil se oficializa com o Acordo de Cooperação Técnica nº. 272/2006, que entre si celebram a união, representada pelo Ministério da Educação, por intermédio da Secretaria de Educação a Distância e o IFAL, de 30/06/2006, encaminhado pelo Processo nº. 23000.01358/2006-16.

A partir deste momento os profissionais envolvidos na oferta do Curso de Hotelaria se concentraram nas ofertas de capacitação dos professores e tutores e consequente produção do material didático do Curso e consolidação das políticas internas do IFAL no que concerne a Educação a Distância.

Os professores pioneiros na oferta de EaD no IFAL, Cláudia Cordeiro de Assis, Wellington Spencer, Wládia Bessa da Cruz, Maria do Carmo Milito Gama e José Carlos Pessoa de Melo participaram do Programa CAPACITA NORDESTE; promovido pelo MEC e ministrado pela Universidade Federal de Alagoas objetivando a habilitação do professor conteudista ou formador na produção de material específico para EaD, sua aplicação e familiaridade com os Ambientes Virtuais de Aprendizagem.

Paralelamente, a Coordenação UAB/IFAL e a Coordenação do Curso de Hotelaria trabalhavam na sistematização e regularidade da oferta, detendo-se em oficializar a presença da EaD na instituição e tratando dos assuntos de ordem administrativa e pedagógica.

Surgimento da DIREAD

As ações do IFAL relativas à oferta de Educação a Distância se consolidam a partir da publicação da Portaria nº. 905/DG, de 11 de setembro de 2007, publicada no D.O.U. nº. 176 de 12/09/2007; que altera e aprova a Estrutura Administrativa do IFAL.

Oficializa-se então, a oferta de ensino a distância como sendo uma prática regular da instituição e a presença no Organograma Institucional da Coordenadoria de Educação a Distância, com a coordenação da Pedagoga Ana Cristina Nascimento Cavalcante Vieira, através da Portaria nº. 910/DG, de 12 de setembro de 2007, e posteriormente Departamento de Educação a Distância, com a Portaria Nº357/2009/GR-IFAL." Atualmente, a DIREAD - Diretoria de Educação a Distância -oferta cursos Subsequentes, Superiores e Pós -Graduação.