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Apresentação

O Curso de Licenciatura em Pedagogia do Ifal se propõe a interseccionar os objetivos da Rede Federal - centrados, dentre outras coisas, em promover a educação científica, tecnológica e inclusiva, através de um modelo inovador de educação - e o desenvolvimento local e regional. Considerando então a mobilização de saberes sócio-políticos, pedagógicos, didáticos e técnicos, este curso propõe-se a formar professores/as para atuar na sociedade alagoana de forma que esses/as profissionais reflitam sobre a realidade de exclusão e desigualdade que a sociedade brasileira, e alagoana, enfrentam, problematizando-as, provocando um diálogo vivo com a realidade dos/as estudantes.  Para além, consideramos a educação como um bem social e que através dela é possível potencializar o desenvolvimento das pessoas e do estado de Alagoas. 

A forma de acesso ao Curso de Licenciatura em Pedagogia, na modalidade a distância, do Instituto Federal de Alagoas obedece às determinações das normas do Ministério da Educação/MEC para o Ensino Superior. O ingresso dar-se-á no primeiro período do curso, direcionado a estudantes portadores do certificado de conclusão do Ensino Médio, ou equivalente, na forma da lei. Na modalidade a distância, a seleção e a classificação dos/as candidatos/as serão efetuadas com base nos resultados obtidos em processo seletivo, por meio de Edital publicado pelo Ifal, sendo o número de vagas condicionado aos editais da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), respeitando o percentual de reserva de vagas da legislação vigente. As vagas remanescentes serão preenchidas por meio de edital específico. A Instituição poderá adotar também outras formas de acesso previstas nas Normas de Organização Didática, tais como: Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), transferência, equivalência e reopção.

Perfil do Egresso

A concepção de docência aqui defendida é aquela que forma o/a profissional apto/a a colaborar para a construção do conhecimento, que pense suas metodologias, currículos e contextos, avançando sobre o status de um/a técnico/a especializado/a, sobre as pedagogias gerencialistas, reconhecendo o seu papel como trabalhador/a e formador/a da classe trabalhadora, como intelectual que pode criar condições e possibilidades de aprendizado em diferentes espaços.

Este curso então se propõe a entregar à sociedade profissionais com conhecimentos sobre a Educação Infantil, aptos/as à docência nos anos iniciais do Ensino Fundamental da Educação Básica, - conforme opção exigida pela Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação) - na Educação Profissional na área de serviços e apoio escolar, na Educação de Jovens e Adultos, no âmbito da coordenação e da gestão democrática nos sistemas e instituições de ensino em espaços escolares e não-escolares em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos. 

A atuação do/a profissional pedagogo/a congrega o caráter científico dos estudos sobre educação, exigindo um olhar atento em defesa da práxis, ao mesmo tempo em que condena o praticismo irreflexivo. Assim, a sua formação oferece possibilidades para que ele/a seja capaz de realizar um diagnóstico crítico sobre necessidades dos diferentes segmentos da sociedade relativas à educação e identificar diferentes forças e interesses, de captar contradições e de considerá-las nos planos pedagógico e de ensino aprendizagem, no planejamento e na realização de atividades educativas. 


Coordenação

CoordenaçãoDanielle da Silva Ferreira  (https://lattes.cnpq.br/7027017204663432)

Telefone:(82) 2126-6262

E-mail da coordenaçãopedagogia.ead@ifal.edu.br

Informações Básicas

Campus: DIREAD

Área de Concentração: Pedagogia

Nível: Graduação – Licenciatura

Modalidade: A distância (EaD)

Quantidade de vagas: Condicionadas a editais DED/CAPES referentes à oferta de vagas em cursos superiores na modalidade a distância no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil – UAB e resoluções do Ministério da Educação – MEC.

 Locais de oferta: As cidades de Arapiraca, Maceió, Maragogi, Santana do Ipanema e Piranhas possuem polos presenciais, devidamente credenciados junto à DED/CAPES e aptos para oferta do Curso de Licenciatura em Pedagogia à Distância. A cada oferta, poderão variar os polos, de acordo com o interesse institucional e/ou a disponibilização de vagas nos polos pela DED/CAPES. 

Duração: 8 períodos

Carga horária total: 3.600 horas

 

 

Componentes Curriculares e Docentes

1º SEMESTRE2º SEMESTRE3º SEMESTRE
4º SEMESTRE5º SEMESTRE6º SEMESTRE
7º SEMESTRE8º SEMESTRE


Documentos

Atos Regulatórios

PPC

Matriz Curricular

Atas de Reuniões do Colegiado

Atas de Reuniões do NDE

Mais Informações

Composição do Colegiado

Composição do NDE

Estágio Supervisionado

TCC

Atividades Complementares

Calendário Acadêmico

PDI IFAL

CPA

Outras informações